Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:51:37
Ji-Paraná

Família rural investe em atividade agroecológica

As atividades na propriedade de Kleber e Edineia são desenvolvidas pelo casal e conta com apoio do filho

A- A+

Publicado: 20/02/2017 às 07h58min

O casal de produtores rurais Kleber Chagas Castias e Edineia Possmosser de Lima, proprietários e moradores da chácara “Cantinho Meu”, localizado na 4ª Linha mini, Lote 11-D, Gleba G, distrito de Nova Londrina está satisfeito com a decisão que tomou. Agricultores tradicionais em horticultura, os produtores rurais de Nova Londrina aceitaram o desafio de transformar sua produção em atividade agroecológica. Hoje, com apoio do governo estadual e assistência técnica da Emater-RO, comemoram a aquisição de um trator e a possibilidade de aumentar sua produção.

A família também foi incluída nas políticas públicas de incentivo governamental.
A família também foi incluída nas políticas públicas de incentivo governamental.

As atividades na propriedade de Kleber e Edineia são desenvolvidas pelo casal e conta com apoio do filho. Juntos eles cultivam alface, couve, cheiro verde, quiabo, abóbora e batata doce, verticalizaram sua produção e comercializam nas feiras e nos comércios da região. A família também foi incluída nas políticas públicas de incentivo governamental e é beneficiária do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Assistência

A assistência técnica à família é prestada pela Emater-RO, através da chamada pública de agroecologia, e hoje eles passam pelo processo de transição agroecológica, ou seja, estão mudando as práticas de suas atividades por uma prática de produção sustentável com perspectiva de preservação ambiental. Falta pouco para que eles tenham 100% da sua produção agroecológica, diz a extensionista Ana Beatriz Vilarin Sodré, responsável pela chamada pública da Emater local.

Toda essa mudança tem resultado em saldo positivo. Com o sonho de progredir na atividade, a família investiu na aquisição de máquinas e equipamentos, contratou um financiamento, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimento e adquiriu um trator Agrale 75, versão completa. Hoje, trabalham no intuito de aumentar ainda mais a sua horticultura.



Deixe o seu comentário