Porto Velho/RO, 31 Março 2024 19:29:25
SAÚDE

Farmácias de manipulação não conseguem mais produzir álcool gel

Em busca de uma das principais formas de higienição contra o Coronavírus (Covid-2019) a população aumentou a procura pelo álcool gel..

Por Larina Rosa Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/03/2020 às 14h14min | Atualizado 24/03/2020 às 15h14min

Foto: Roni Carvalho

Em busca de uma das principais formas de higienição contra o Coronavírus (Covid-2019) a população aumentou a procura pelo álcool gel 70% nas fármacias e supermercados de todo o país. Com a redução dos estoques e a difícil oferta do produto as farmácias de manipulação foram autorizadas através do Diário Oficial da União a  fabricarem álcool gel para revenda.

A medida do Governo pretende ampliar o acesso das pessoas ao produto, pois até o momento apenas as indútrias de comésticos tinha a permissão para preparar o álcool gel.
Agora as farmácias de manipulação poderão produzir álcool etílico 70% (p/p), álcool etílico glicerinado 80%, álcool gel, álcool isopropílico glicerinado 75%, água oxigenada 10 volumes e digliconato de clorexidina 0,5%.
Segundo a Agência Nacionald e Vigilância Sanitária (Anvisa) todas as fórmulas citadas acima são preparações antissépticas ou sanitizantes que podem ser utilizadas no combate ao Covid-19.
De acordo com a farmacêutica Júlia Herrmann após a autorização foram produzidas na fármacia onde trabalha em Porto Velho, 66 quilos de álcool gel, sendo que no momento resta somente 3 quilos.
“O problema é que já terminou o nosso estoque e no Brasil não existe mais ativos para a fabricação. Nenhuma distribuidora está com estoque disponível para a compra. As pessoas devem entender que o álcool gel é só para casos quando não é possível lavar as mãos”, destacou a farmacêutica.
A gerente de outra fármacia da Capital Janaína Richerry confirma a falta de matéria para a nova produção de estoque de álcool gel. “Não temos mais estoque e com a falta de matéria prima não temos  previsão para a compra de novos ativos. Por isso o álcool gel não será mais comercializado por nossas fármacias”, ressaltou.
A autorização fabricada no Diário Oficial da União e terá duração de 180 dias com possibilidade de ser prorrogada.



Deixe o seu comentário