Porto Velho/RO, 25 Março 2024 04:21:35
Diário da Amazônia

Fé, esperança e justiça são caminhos para a paz, diz Acir

A fé, a esperança, a boa política, a educação e a justiça são caminhos para a libertação e para a transformação da sociedade...

Por Acir Gurgacz Senador
A- A+

Publicado: 20/04/2019 às 10h08min | Atualizado 20/04/2019 às 10h12min

Senador Acir Gurgacz (PDT-RO).
Foto: Pedro França/Agência Senado

A fé, a esperança, a boa política, a educação e a justiça são caminhos para a libertação e para a transformação da sociedade. Esta é uma das mensagens que a Páscoa nos traz à reflexão. E, como eu sempre digo, estes caminhos precisam ser trilhados com a união de todos: da família, das escolas, das comunidades, das igrejas, das empresas, dos políticos, dos governos, das instituições  e de todos que almejam dias melhores.

Neste momento em que celebramos a ressurreição de Cristo, vamos renovar nossa fé e a nossa esperança na humanidade, na união da família, no amor ao próximo, numa sociedade mais justa e fraterna,  e na construção de um futuro bem melhor para Rondônia e para o Brasil.

A fé e a esperança são caminhos para a transformação. E, lembro o que disse o Papa João 23, em sua Carta Encíclica de 1963: “A justiça é o novo nome da paz”. Ainda vivíamos sob a cortina de ferro da Guerra Fria, e o papa João XXIII deixou uma linda mensagem em que dizia que aos homens de boa vontade cabia a imensa tarefa de restaurar as relações de convivência humana na base da verdade, justiça, amor e liberdade. Tarefa nobilíssima, qual a de realizar verdadeira paz.

Deus, nos ensina, por meio da Bíblia, na carta aos Hebreus, capítulo 11, versículo 1, que a fé é o firme fundamento das coisas que esperamos. Na Páscoa, celebramos a fé cristã. A fé no Cristo vivo, ressuscitado e que está no meio de nós. Mas a fé é um princípio que está presente em praticamente todas as religiões e que move as pessoas na busca de suas realizações.

O caminho da boa política é aquele voltado para o bem coletivo, em que a política e a gestão pública são feitas com compromisso e responsabilidade social, transparência e a correta aplicação dos recursos públicos. É a política que não abre espaço para corrupção. É uma política voltada para resultados, para obras e ações que tragam benefícios diretos para a população. É uma política comprometida com o povo e com a coisa pública. É esta política que defendo e que pratico.

A educação é o caminho que vai assegurar o futuro que buscamos. Por isso, precisamos encarar a educação como prioridade e saber cobrar isso de nossos governos. Não há outro meio de semear um futuro de desenvolvimento econômico estável, de segurança e de paz no Brasil se não for pela educação.

E justiça tem que ser praticada na sua forma mais ampla e com retidão. Só assim servirá de caminho para paz, a cidadania e o desenvolvimento humano. Justiça e cidadania são essenciais para que os direitos humanos sejam assegurados, no ordenamento jurídico e na participação política.

Portanto, neste domingo de Páscoa, chamo a atenção para a necessidade de ampliarmos os esforços no sentido de resgatarmos os valores familiares fundamentais, de nos alicerçarmos na fé e na esperança, de praticarmos a boa política, de lutarmos por justiça e cidadania, e de continuarmos trabalhando por uma educação de qualidade para todos. Uma Feliz Páscoa a todos!

Senador Acir Gurgacz



Deixe o seu comentário