Porto Velho/RO, 07 Dezembro 2019 07:18:24
    Geral

    Fecomércio e SETUR apresentam vídeo para promoção do turismo

    O fomento ao setor passa pela consolidação dos destinos turísticos nos municípios do estado

    Por Assessoria
    A-A+

    Publicado: 14/08/2019 às 15h52min

    Foto: divulgação

     

    A consolidação de destinos turísticos e a organização do setor do turismo em todo o estado são foco de um trabalho diferenciado realizado pela Fecomércio e Superintendência Estadual de Turismo (SETUR), em parceria com os municípios. Nesta terça-feira o superintendente de Turismo, Gilvan Pereira, o presidente em exercício da Fecomércio, Gladstoni Frota e equipe técnica apresentaram um vídeo promocional para divulgar o turismo em Cacoal, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

    O vídeo apresenta as belezas naturais de Cacoal, a força da economia e as potencialidades do município como polo regional de gastronomia, saúde e educação. O lançamento contou com a presença da prefeita Glaucione Rodrigues, empresários do segmento de turismo, secretários municipais, representantes de entidades de classe e líderes que participam do programa Rios de Rondon, do Sebrae, que contempla o eixo de turismo para desenvolvimento do setor em Cacoal, Pimenta Bueno, Ministro Andreazza, Espigão d’Oeste e Presidente Médici.

     

    Potencialidades e investimentos no turismo

    De acordo com o superintendente de Turismo, a reunião é para fortalecer o polo turístico regional e criar uma instância de governança instituída pelo Ministério do Turismo, para alavancar a economia dos municípios. “Nós estamos trazendo esta proposta de fortalecer o turismo neste lugar tão incrível que é Cacoal, a gente vê a receptividade, com clubes de lazer, tribos indígenas, o café, ou seja, um lugar excelente para se fazer turismo”, analisou Gilvan.

    Ele enumerou ainda outras ações e investimentos importantes para organizar o setor, e melhorias pleiteadas pelas entidades, entre as quais: Instalação de 600 placas de sinalização turística até o final do ano, melhoria de infraestrutura dos aeroportos e redução das alíquotas dos combustíveis, melhoria das estradas, investimentos em cursos de capacitação, parcerias com agências de viagens para criação e venda de pacotes de roteiros turísticos locais, instalação de plataforma de turismo para facilitar a divulgação via Internet e atrair turistas de fora, e a criação do programa Viaja mais Servidor, para criar um laboratório para que os rondonienses conheçam melhor o estado, já que Rondônia tem atualmente 52 mil servidores.

    Adesão ao programa Nacional de Turismo

    Em maio a prefeita Glaucione Rodrigues entregou a documentação para a adesão ao programa Nacional de Regionalização do Turismo, produzido em parceria com Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Semict). A prefeita falou sobre a importância do desenvolvimento e potencialidades do turismo em Cacoal. “A SETUR, através de sua equipe teve olhos para Cacoal, enxergaram várias potencialidades e aqui estão investindo. O turismo fomenta a economia quando temos eventos, quando atraímos turistas lotamos os hotéis, restaurantes, postos de combustíveis e isso é muito importante”, enfatizou.

    O fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) também tem sido fundamental para o setor. O presidente do Conselho, o empresário Tiago Brollo enalteceu a importância do conselho e o apoio da Prefeitura. “A prefeita vem respondendo isso de forma muito positiva, a gente está conseguindo trabalhar de forma bem dinâmica, e o turismo é uma economia que a gente tem que apostar em Cacoal”, concluiu.



    Deixe o seu comentário