Porto Velho/RO, 25 Março 2024 05:42:36
Diário da Amazônia

Federação das Apaes realiza encontro em Ji-Paraná

Evento também foi de planejamento de atividades às entidades envolvidas.

A- A+

Publicado: 12/03/2019 às 16h36min

A Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Rondônia realizou no último final de semana o seu primeiro encontro do ano em um hotel de Ji-Paraná. O objetivo foi fazer a apresentação de contas referente ao ano anterior e apresentar o planejamento de atividades para as entidades que congregam a instituição. De acordo com a presidente Ideli Salvático, o evento alcançou todos os seus objetivos.

O objetivo foi fazer a apresentação de contas de 2018 e planejamento para 2019. – Foto: Divulgação

De acordo com Belmiro Barrivieva, secretário da Federação das Apaes e da Apae de Ji-Paraná, o encontrou teve início na sexta-feira com a apresentação da pauta para todos os diretores presentes, incluindo a prestação de contas de 2018, o planejamento deste ano, e ainda, o debate com os coordenadores do Festival ‘Nossa Arte’ que acontece em nível estadual e nacional.

Também, paralelamente, aconteceu o primeiro encontro dos Altos Defensores. “A nossa preocupação está em nos atualizar sobre a prestação de contas, sem aprovação, nossas entidades ficam impossibilitadas de receber novos recursos”, lembrou o secretário Barrivieva.

Outro momento importante do encontro foi a participação de Rafael Vargas da ONG Instituto Norte Amazônia. Ele frisou que o primeiro momento foi de apenas conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas Apaes, tendo observado algumas dificuldades dos diretores nos procedentes de projetos, recursos e gestão, e que o Norte Amazônia é um organismo que trabalho no desenvolvimento de gestão. “Passamos a eles o que é a Política do Terceiro Setor como pretensão de projetos, quais fontes de recursos e como as entidades devem se comportar com o surgimento de novos procedimentos. Estamos prontos para selar boas parcerias”.

OTIMISMO

Para a presidente da Federação das Apaes, Ilda Salvático estiveram presentes 35 municípios, com apenas uma Apae ausente, e nos próximos dias a federação terá a 40ª Apae filiada de Corumbiara que está em processo de fundação. Além dos diretores, também estiveram presentes todos os setores de coordenação da instituição. Sobre o festival ‘Nossa Arte’, a presidente informou que ele acontecerá em Ji-Paraná e o regional na cidade de Manaus (AM), em novembro.



Deixe o seu comentário