Porto Velho/RO, 29 Agosto 2020 14:30:43
Geral

Feira da América do Sul terá pesquisadores de RO

Jovens cientistas de Porto Velho participarão da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Uma pesquisa sobre um novo..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 21/10/2014 às 13h50min | Atualizado 28/04/2015 às 03h15min

Mostratec acontece de 28 a 31, em Novo Hamburgo. É a maior feira do contigente

Mostratec acontece de 28 a 31, em Novo Hamburgo. É a maior feira do contigente

Jovens cientistas de Porto Velho participarão da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Uma pesquisa sobre um novo sistema de caixa d’água autolimpante será apresentada na 29ª Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), de 28 a 31 de outubro. O evento, que é organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, contará com representantes de 22 países.

Implementação de um novo sistema “caixa d’água autolimpante – fase avançada é o projeto das alunas Paloma Haase de Oliveira, Nislene Souza Duarte e Adriana Machado Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulisses Guimarães.

De acordo com a pesquisa, orientada pelos professores Ederson Rodinei Dantas Rodrigues e Valdeci Ramos dos Santos, seria utilizada uma caixa d’água em polietileno, através de um sistema de vassouras movido a motor. Os resultados mostram que o sistema interfere na qualidade de vida dos moradores que o utilizam, em relação direta com os diferentes tipos de água utilizados em suas casas.

A Mostratec, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira serão apresentados 370 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas, de Ensino Médio e Técnico. A mostratec Júnior contará com outros 112 projetos, de alunos do Ensino Fundamental. No evento também ocorre o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec e o Festival Mostratec de Robótica Educacional.

Os países que estarão na Mostratec 2014 são Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Dinamarca, Egito, Equador, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turquia e Uruguai. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h e a entrada é franca. Mais informações sobre o evento estão à disposição no site www.mostratec.com.br. (AI)



Deixe o seu comentário