Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 08:29:03
Diário da Amazônia

Feira revela novas potencialidades

O evento contou com a exposição e venda de produtos da agricultura familiar.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 03/09/2017 às 07h00min

Especialista na raça girolando orientou sobre processos que podem resultar na melhoria da qualidade do gado leiteiro

Com o objetivo de promover maior integração entre os agricultores familiares e incentivar a bovinocultura leiteira da região, a Feira da Agricultura Familiar reuniu mais de 300 participantes na Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, no município de Jaru. Realizada pela parceria entre o governo estadual, por meio da Emater-RO, e a Associação os Produtores Rurais da Linha 634 (Asprol-634), o evento possibilitou aos agricultores da região assistir palestras técnicas e participar de atividades sociais e comerciais, resultando em benefícios para toda a comunidade e revelando a potencialidade produtiva do município.

A realização de feiras como essa é muito importante para o desenvolvimento produtivo das famílias que residem no campo porque é por meio delas que os produtores rurais de pequenas propriedades têm acesso às inovações tecnológicas, informações de técnicas eficientes e até mesmo da aquisição de animais geneticamente melhorados. “É um momento muito importante para a comunidade porque as feiras criam oportunidade de integração e de confraternização entre os agricultores familiares que produzem e comercializam seus produtos ali”, explica a extensionista Rubia Morgana Maciel, da Emater/Jaru.

Durante a feira os agricultores ouviram palestras técnicas ministradas por técnico especialista na raça girolando, sobre o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), numa proposta de incentivar a melhoria da qualidade do gado leiteiro da região. O evento ainda contou com exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar e revendas de insumos agropecuárias a preços diferenciados para os agricultores familiares.

Além de incentivar a Bovinocultura Leiteira e os subprodutos da agricultura familiar local, a feira se constitui numa excelente estratégia para promoção de ações de fortalecimento da comunidade, melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, estímulo ao desenvolvimento tecnológico da pecuária leiteira e na fixação de jovens rurais, contribuindo no trabalho de orientação e conscientização das famílias rurais da importância econômica da atividade e na melhoria da renda na propriedade.
O município de Jaru tem grande participação na economia do estado de Rondônia, principalmente com a atividade leiteira, com uma produção diária de leite, segundo informações da Idaron na 42ª etapa de vacinação realizada neste ano, de 100.505 litros de leite/dia, produzidos nas 1339 propriedades locais. “É uma quantidade expressiva que coloca Jaru na primeira posição no ranking da produção de leite no estado”, diz a extensionista Denise Vaz, da Emater/Jaru, que presta assistência técnica à comunidade, contribuindo para que Rondônia desponte entre os 10 maiores produtores do País.

Associação investe em tecnologia

Somente a Asprol, que completa 20 anos de fundação este ano, com seus 197 sócios, é responsável por produzir, em média, 400 mil litros de leite/mês. Segundo o presidente Moisés Soares de Souza, para que fossem oferecidos maiores benefícios aos seus associados, a Associação investiu cerca de um milhão de reais na aquisição de 60 tanques de resfriamento de leite e já conta com caminhão com tanque isotérmico para o transporte do produto, além de mais dois caminhões e tratores para outros serviços. A Asprol conta ainda com uma loja de produtos agrícolas para suprir a demanda dos associados a um custo mais baixo, já que juntos conseguem comprar em maior quantidade.



Deixe o seu comentário