Porto Velho/RO, 21 Março 2024 21:26:34
Diário da Amazônia

Festival Internacional Sesc de Música reúne músicos de 14 países

Durante 12 dias, Pelotas, no Rio Grande do Sul, será o palco da música clássica no Brasil. A cidade receberá 60 espetáculos e 24 cursos

Por Assessoria CDN Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 12/01/2019 às 10h11min | Atualizado 12/01/2019 às 10h14min

Foto divulgação

De 14 a 25 de janeiro acontece o 9º Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de levar o repertório da música de concerto para plateias cada vez mais amplas e qualificar o conhecimento de estudantes e profissionais da área, o evento promoverá 60 espetáculos e 24 cursos musicais, todos gratuitos, contando com a presença de professores de 14 países. O Festival possui dois eixos: pedagógico, direcionado para estudantes e profissionais da música, e sociocultural, com a programação de concertos e espetáculos diversificada para a comunidade em diversos locais.

Em sua nona edição, o evento caracteriza-se pela maior inserção na comunidade, com apresentações não só em grandes palcos, mas também em variados espaços da cidade, como hospitais, asilos, igrejas, praia e zona rural. “O festival é feito com pessoas e para pessoas e o sentido dessa ação cultural está na troca, nessa construção de relações que tem a música como elo. O que fortalece o Festival Internacional Sesc de Música é justamente o carinho e o acolhimento que se estabeleceu desde a primeira edição”, comenta Silvio Bento, gerente de Cultura do Sesc/RS.

Foto divulgação

O concerto de abertura, no dia 14 de janeiro, ficará por conta da Sphaera Mundi Orquestra. O coletivo se apresenta às 20h30, no Teatro Guarany, e conta com a presença da solista argentina Lucia Luque, no violino.

No mesmo dia, às 18h, também acontecerá o tradicional Cortejo Musical, com saída em frente ao Mercado Público. Importantes nomes da música de concerto mundial também participam do Festival, com performances gratuitas, ministrando aulas e orientando estudantes. Além dos brasileiros Romeu Rabelo, Leonardo Winter e Cláudia Nascimento, estão confirmados nomes como Clemens Weigel (Alemanha), Viktoria Tatour (Bielorrússia), Emiliano BarriI (Argentina), Darrin C. Milling (E.U.A) e Emmanuele Baldini (Itália).

Uma das novidades deste ano é a implementação do Choro na grade de cursos, abrindo espaço para o aprendizado de violão, acordeon, bandolim e cavaquinho, além dos sopros e a percussão. Também são realizados cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, eufônio, saxofone, harpa, percussão, violão clássico, piano, composição e canto lírico. Completam a programação do evento os ensaios e recitais de Música de Concerto, Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica.

A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site: http://www.sesc-rs.com.br/festival/

Veja a 1° edição do festival 2018 



Deixe o seu comentário