Porto Velho/RO, 29 Março 2024 06:14:48
ESPORTE

Festival náutico está confirmado para amanhã

A Colônia de Pescadores Z-9 confirmou para este domingo a 11ª Etapa do Festival Náutico de Ji-Paraná com a participação de mais de 70..

A- A+

Publicado: 29/11/2014 às 10h03min

Organização confirma mais de 70 participantes no festival náutico  Divulgação/Diário da Amazônia

Organização confirma mais de 70 participantes no festival náutico Divulgação/Diário da Amazônia

A Colônia de Pescadores Z-9 confirmou para este domingo a 11ª Etapa do Festival Náutico de Ji-Paraná com a participação de mais de 70 competidores divididos em cinco categorias nas águas do rio Machado. O Festival faz parte do projeto Gincana Interbairros, e começou há 11 anos copiando uma brincadeira realizada no interior do Acre. “Observamos os pescadores realizando uma disputa informal, levando em consideração habilidade e velocidade”, disse Francisco Cláudio Duarte ‘Claudinho’ um dos coordenadores do festival explicando o início da competição. Este ano estão confirmados competidores de Porto Velho, Jaru, Cacoal, Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Ji-Paraná.

Claudinho participou do programa Panorama Esportivo da Rádio Alvorada AM e declarou que os barcos utilizados na competição são todos preparados para o festival, e a rivalidade tem aumentado muito nos últimos tempos. “Tem equipe que esconde suas embarcações”, afirmou o coordenador. Os barcos de madeira, muito fina com bicos chegando a dois metros de cumprimento são confeccionados especialmente para o festival. O destaque fica para o Donizete da Funilaria que além de conquistar bons resultados nas provas, é considerado hoje um dos principais construtores de hélice e rabeta no Estado. As embarcações são divididas em 5,5hp – 6,5hp – 9 – 13 e 15hp. O 15hp é único barco de alumínio e motor de popa.

A programação para este domingo prevê treinos livres para o período da manhã nas águas do rio Machado. Com a colaboração do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental o trecho entre o Beira Rio Cultural, e os bairros Duque de Caxias e Casa Preta será interditado para a prova a partir das 12h. Os barcos tradicionais farão uma abertura especial. As embarcações terão cobertura, tipo chalana. Também haverá apresentações especiais de Jet ski, e as provas válidas pelo festival Náutico iniciam às 13h30. O coordenador Claudinho confirmou o sorteio de brindes para o público que no ano passado passou de 4 mil pessoas. O evento tem o apoio da Colônia de Pescadores Z-9 e Prefeitura de Ji-Paraná através da Secretaria Municipal de esportes.



Deixe o seu comentário