Porto Velho/RO, 22 Março 2024 05:15:50
Diário da Amazônia

Festival Tambaqui da Amazônia acontecerá em Brasília

A cadeia produtiva do pescado é uma das vertentes de sustentabilidade do agronegócio em Rondônia e seu principal produto é o Tambaqui..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 26/07/2019 às 14h20min | Atualizado 26/07/2019 às 14h21min

Fotos: Divulgação

A cadeia produtiva do pescado é uma das vertentes de sustentabilidade do agronegócio em Rondônia e seu principal produto é o Tambaqui da Amazônia. O fato de ser produzido sem alterar o equilíbrio dos ecossistemas de água doce é uma característica que atrai consumidores, porque não é resultante de pesca predatória.

Durante a realização da 8ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná, o maior evento de agronegócios da Região Norte, o secretário nacional de aquicultura e pesca, Jorge Seif Júnior, encontrou-se com o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha e ficou animado com a capacidade produtiva da piscicultura no estado. O secretário e o governador, conhecendo o sucesso do “Churrasco de Tambaqui” do município de Ariquemes que já está na terceira edição, lançaram a ideia de definir ações para a realização do primeiro Festival Tambaqui da Amazônia. Depois de análise dos atores desse segmento produtivo, ficou decidido que o evento ocorrerá em Brasília-DF, no dia 7 de agosto.

Depois da decisão, os representantes da Acripar, o secretário estadual de agricultura de Rondônia e técnicos do Sebrae definiram procedimentos para a realização que será na esplanada dos ministérios .

O presidente da Acripar, Francisco Hidalgo Farina, explicou que a ideia do festival é divulgar o peixe Tambaqui em um grande centro consumidor, por isso a escolha da capital do país num evento de degustação com a presença do Presidente da República, autoridades e, em dada proporção, aberto e gratuito às entidades beneficentes.

São vários parceiros para garantir o sucesso da programação como o fornecimento do peixe e demais preparativos dentre eles a Federação da Agricultura do Estado de Rondônia (Faperon), Associação Comercial e Industrial de Ariquemes, Governo do Distrito Federal, Zaltana Pescados, dentre outros.

 



Deixe o seu comentário