Porto Velho/RO, 22 Março 2024 11:55:42
RONDÔNIA

Fiero realiza gincana entre escolas

Com o registro de 125 pontos, os alunos do Colégio Tiradentes venceram a primeira gincana do projeto Herói do Voto e cada integrante do..

A- A+

Publicado: 29/11/2014 às 06h38min

Com o registro de 125 pontos, os alunos do Colégio Tiradentes venceram a primeira gincana do projeto Herói do Voto Jhonatam Vitalino/Fiero

Com o registro de 125 pontos, os alunos do Colégio Tiradentes venceram a primeira gincana do projeto Herói do Voto   Jhonatam Vitalino/Fiero

Com o registro de 125 pontos, os alunos do Colégio Tiradentes venceram a primeira gincana do projeto Herói do Voto e cada integrante do grupo levou para casa um smartphone e estão aptos a participar da próxima etapa, que será acompanhar um dia de trabalho de gestores, em cinco entidades idealizadoras do projeto. A gincana foi realizada no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), e teve como marco uma competição animada e acirrada entre alunos das escolas Senai de Ji-Paraná, Senai Marechal Rondon, de Porto Velho, Sesi Centro Educacional Isolina Ruttmann, de Vilhena, Escola Estadual Francisco Alves Mendes, de Ariquemes e o Colégio Tiradentes, de Porto Velho.

Kátia Jaqueline da Silva, orientadora no colégio Tiradentes e quem desenvolveu as atividades com os alunos considera construtivo o projeto e importante tanto a gincana realizada quanto as atividades desenvolvidas pelos alunos. “O desenvolvimento das atividades proporcionou o encontro entre a reflexão com a prática. Eles se esforçaram bastante. Além disso, abdicaram de outras coisas para estar aqui. Para se ter uma ideia, fizeram prova pela manhã e participaram da gincana à tarde. A vitória foi merecida”, avalia.

Herói do Voto aborda a importância do voto

Durante o evento, Denis Baú, presidente da Fiero destacou os objetivos do projeto, entre eles, promover a reflexão sobre a responsabilidade intrínseca no ato de votar. “Vamos levar para casa essa obrigação: de analisar, com profundidade quem vamos eleger futuramente. E avaliar nossos representantes pela qualidade das leis que criam e não a quantidade, como fazemos hoje”, aconselhou. “Pedi cópia das ideias que cada escola deixou sobre o perfil dos candidatos que vocês acreditam que seja melhor para nosso país. Vamos trabalhar internamente e nos debruçar sobre elas, para orientar o nosso trabalho no futuro”, enfatiza.

Péricles Moreira Chagas, desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), atuou como jurado na gincana e em seu discurso ressaltou que os jovens são os heróis do voto. “Vocês são herdeiros e responsáveis pelo futuro dessa nação. Vocês construirão o país e confio e espero que vocês vivam num mundo melhor”, aspira.Também participaram como juradas, Gisele Bleggi, promotora de Justiça Federal, do Ministério Público Federal e Maria Fernanda Dalastelli, assessora jurídica do Ministério Público do Estado de Rondônia.

O projeto Herói do Voto tem o objetivo de colaborar com a conscientização de jovens com idade entre 14 e 20 anos sobre a importância do voto e da sua escolha como cidadão. Para promover o envolvimento dos alunos, a temática foi discutida em 38 escolas de Rondônia, incluindo a Rede Estadual e escolas do Sesi e Senai. A última etapa do projeto será proporcionar aos alunos vencedores da gincana, um dia ao lado de um gestor, em cinco entidades das idealizadoras do projeto e acompanhar suas atividades.



Deixe o seu comentário