Porto Velho/RO, 25 Março 2024 17:45:54
Diário da Amazônia

Financiamento de ferrovia é discutido por senador no DF

Em audiência com o secretário de Gestão do Ministério dos Transportes, Miguel de Souza, em Brasília, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO)..

A- A+

Publicado: 21/11/2014 às 07h35min | Atualizado 24/04/2015 às 06h06min

Senador Raupp em audiência com o Miguel de Sousa e representantes da Arábia Saudita

Senador Raupp em audiência com o Miguel de Sousa e representantes da Arábia Saudita

Em audiência com o secretário de Gestão do Ministério dos Transportes, Miguel de Souza, em Brasília, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) tratou do financiamento externo para a construção da Ferrovia Transcontinental. A a convite do senador, também participaram da reunião, o embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Hishem Bin Sultan e representantes de instituições financeiras daquele País.

Segundo o senador, o Al Rajhi Bank da Arábia Saudita tem interesse em participar da construção da Ferrovia Transcontinental, a partir do trecho Sapezal (MT) a Porto Velho (RO), que de acordo com os estudos já realizados pelo governo Federal, é o de maior viabilidade econômica.

Os estudos desse trecho foram realizados por empresas privadas, com autorização do Ministério dos Transportes, como parte do Programa de Investimentos em Logística. As análise já concluídas incluíram diversas atividades, como estudos básicos, projeto, estudo ambiental, orçamento e cronograma físico.
Raupp também informou que até o primeiro semestre do próximo ano o governo Federal lançará o edital de leilão desse trecho ferroviário, que irá beneficiar o Estado de Rondônia e o País como um todo.

Com a Ferrovia Transcontinental concluída, prevê-se que até 2022 serão transportadas, pelo trecho Sapezal/Porto Velho, cerca de 15 milhões de toneladas de grãos/ano.

 



Deixe o seu comentário