Porto Velho/RO, 19 Março 2024 03:16:00
Diário da Amazônia

Fiscalização intensifica visita a bairros para combater queimadas

Com o objetivo de fiscalizar e orientar a população sobre queimadas, a prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 02/08/2019 às 15h18min | Atualizado 02/08/2019 às 16h12min

Foto: divulgação

Com o objetivo de fiscalizar e orientar a população sobre queimadas, a prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), está intensificando as visitas de casa em casa, nos bairros onde houve as maiores incidências de fogo ano passado.

Nesta semana o bairro Capelasso recebeu a equipe formada por representantes da Semeia, Bombeiros Civis, Conselho de Meio Ambiente, alunos da escola de futebol do bairro e moradores. De casa em casa eles orientaram as pessoas sobre a importância de não atear fogo.

Foram distribuídos panfletos com informações como os prejuízos ambientais e para a saúde. Onde são verificados focos de queimadas e terrenos em situação de risco, o proprietário é notificado para providenciar a limpeza.

“Nós estamos sendo bem recebido pela população. Muitos aproveitam para denunciar o vizinho. Nós precisamos da colaboração dos moradores. Não adianta investirmos em campanhas e ações de combate se não tiver o apoio da população. Denunciem e nos ajudem a conscientizar as pessoas”, ressaltou a secretária da Semusa, Kátia Casula.

Este é o segundo bairro que a Semeia realiza a visita. O bairro Primavera já foi orientado sobre a importância de prevenir o fogo. 

A ação vai continuar

Os locais onde mais são registradas queimadas são a área rural, próximo da cidade e os bairros Primavera, Duque de Caixas, Jorge Teixeira, Capelasso, Colina Parque e São Pedro. Os horários mais comuns são das 13h às 19h, principalmente no fim de semana.

 “Nossa intenção é que a informação chegue a todos. Se a população colaborar, não precisaremos agir de maneira punitiva. Todos sabem dos malefícios que a queimada causa para as pessoas. Para aqueles que insistem em desrespeitar a lei, será necessário a autuação dos infratores. Temos que evitar as queimadas através de ações preventivas sim, mas sabemos que esse tipo de crime deve ser combatido com multas que podem ir além de R$ 5 mil”, alertou a secretária.



Deixe o seu comentário