Porto Velho/RO, 24 Março 2024 05:32:37
ESPORTE

Flamengo tem 62% de chances de ser campeão da Libertadores

Estudo da FGV diz que o time carioca tem 50%¨de chances de vencer o River Plate, sábado, em Lima, no Peru

A- A+

Publicado: 21/11/2019 às 14h47min | Atualizado 21/11/2019 às 14h48min

Até os números conspiram a favor do bicampeonato do Flamengo na Libertadores. Pelo menos é o que diz o estudo da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas. De acordo com as simulações realizadas para o confronto, o time de Jorge Jesus tem 50% de chances de ganhar o jogo, contra 25% de chances para o time argentino. A probabilidade da partida terminar empatada e ir para a prorrogação é de 25%. Com todas as variáveis do estudo, a probabilidade do rubro-negro colocar a mão na taça é de 62%.

Apesar da vantagem na matemática, a torcida do Mengão pode se preparar para uma final sofrida já que o placar mais provável de acontecer é o de 1 x 1, com 11%. Logo em seguida, com 9% aparecem os placares de 2 x 1 e 1 x 0 para o time carioca. O analista da FGV, João Marcos, explicou o motivo de o Flamengo ser o favorito, apesar do resultado de empate aparecer em primeiro. “A diferença no indicativo do favoritismo do time brasileiro surge devido às diferenças nas probabilidades de placares com um ou dois gols de diferença. Além disso, os placares a favor do Flamengo são mais prováveis do que os a favor dos argentinos.”

O estudo da FGV comparou principalmente o desempenho dos dois times na liga nacional de cada país, mas também utilizou as 26 partidas internacionais entre clubes brasileiros e argentinos, dando maior peso para esses confrontos. Contra números não há argumentos? Depende da leitura que se faz. No futebol, particularmente, é sempre bom lembrar que nem sempre o favorito leva a melhor. Ainda mais quando o adversário do Flamengo tem a tradição e o tamanho do River Plate.

Fonte: Lance



Deixe o seu comentário