Porto Velho/RO, 20 Março 2024 15:09:26
RONDÔNIA

Fogo destrói Centro de Correição da PM

O incêndio aconteceu na madrugada de domingo e destruiu toda a unidade.

Por Ana kézia Gomes Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 19/12/2017 às 05h00min

O fogo causou a destruição das instalações onde funcionava o Centro de Correição da Polícia Militar em Porto Velho (Foto: Jota Gomes/Diário da Amazônia)

Entre cinzas e destroços está parte do Centro de Correição da Polícia Militar de Rondônia (PM-RO), localizado na avenida Buenos Aires, em Porto Velho. Isto porque um incêndio na madrugada de domingo (17) destruiu as salas de arquivo, biblioteca e administração. De acordo com a assessoria da PM, houve 100% de perda dos documentos de todos os presos que já passaram ou estão na unidade. Isso significa que o fogo destruiu toda a documentação de aproximadamente 20 anos da unidade de correição.

Com a destruição dos arquivos e da biblioteca os prejuízos não são meramente financeiros porque o realmente preocupa é a perda da memória documentada. Sabendo disso a área da biblioteconomia assegura que as bibliotecas precisam possuir métodos de prevenção contra incêndios, incluindo detectores de fumaça. Com a detecção o controle do fogo pode ser reduzido e os danos provocados por ele são menores.

De acordo com a pesquisa sobre incêndios em bibliotecas, de Fernanda Mayer Evangelista, quando não são criminosos as principais causas de incêndios decorrem de falhas elétricas, hidráulicas ou falta de manutenção dos edifícios. O Diário da Amazônia buscou informações com relação às causas do incêndio, mas a PM informou que ainda não tem respostas quanto ao ocorrido. O caso será investigado e a perícia tem o prazo de 30 dias para entregar o laudo. Os presos do Centro de Correição não ficaram feridos, já que o fogo não se alastrou até as celas.



Deixe o seu comentário