Porto Velho/RO, 18 Março 2024 18:08:49
PLANTÃO DE POLÍCIA

“Foi uma brincadeira”: diz adolescente sobre atentado na Sapiens

A Polícia Civil do Estado de Rondônia já sabe quem é o jovem que ameaçou praticar um atentado contra a escola Sapiens, em Porto Velho,..

Por expressaorondonia
A- A+

Publicado: 21/06/2019 às 16h50min

A Polícia Civil do Estado de Rondônia já sabe quem é o jovem que ameaçou praticar um atentado contra a escola Sapiens, em Porto Velho, no final do mês passado. O autor foi identificado e vai responder pelo ato infracional análogo ao crime de ameaça.

A Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), finalizou nesta semana o procedimento de apuração de Ato Infracional instituído no mês passado com objetivo de investigar uma ameaça de suposto ataque criminoso na escola particular de ensino fundamental e médio Sapiens.

No dia 21 de maio, a coordenação da escola Sapiens foi informada de uma imagem fotográfica de uma carteira estudantil da própria escola contendo conteúdos ameaçadores que estava sendo veiculada nas redes sociais, referente aos massacres ocorridos em “Columbine”. Diante do exposto, uma equipe da Delegacia Especializada se fez presente e iniciou o trabalho investigatório.

De acordo com a delegada titular da Deaai, Gardênia Felício, as primeiras informações foram colhidas ‘in loco’ e, em seguida, foi solicitado relatório dos fatos, cópia das imagens das câmeras de monitoramento instaladas na sala onde foi localizada a carteira escolar, a relação com nome de todos os alunos que frequentavam a sala, assim como, foi solicitado também o envio das carteiras e a solicitação da produção de uma atividade contendo a escrita destes alunos (redação) para que estas (carteiras e redações) fossem periciadas. “Foi um trabalho conjunto desempenhado pela equipe desta Delegacia Especializada com apoio da Polícia Técnica (Politec) que resultou na identificação do autor do ato infracional”, afirma Gardênia.

Com o material recebido, a Polícia iniciou as oitivas de alunos e servidores da escola. Na oportunidade, foram ouvidos a diretora e a coordenadora pedagógica, assim como, 10 (dez) alunos, sendo eles da turma onde a carteira foi localizada e alunos de outra turma que frequentavam a sala em rodízio no período de provas.

Durante a apuração, a equipe de investigadores da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) colheu todas as provas e encaminhou algumas destas para análise da perícia técnica, a exemplo, das imagens das câmeras de monitoramento da sala para exame de constatação de dispositivos de armazenamento de dados e a redação para análise documentoscópicos (que verifica a identidade gráfica entre os manuscritos promovidos na carteira com as escritas das redações de alunos), foi possível identificar o adolescente que promoveu a escrita de ameaças na escola.

Em seu termo de informações realizado na Delegacia Especializada, o adolescente confessou a escrita, mais afirmou que foi apenas uma brincadeira e que as produziu no início do mês de maio. O adolescente irá responder pelo ato infracional análogo ao crime de ameaça.

A Polícia Civil informa que procedimentos de apuração de atos infracionais praticados por adolescentes estão amparados pelo princípio da sigilosidade previsto no art. 143 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei 8.069/90, sendo vedada a identificação de criança ou adolescente em procedimentos policiais.



Deixe o seu comentário