Porto Velho/RO, 26 Março 2024 06:58:20
Diário da Amazônia

Foliões devem ter atenção com qualidade dos alimentos e bebidas

Para que os foliões possam aproveitar os dias de folia, é necessário tomar cuidado com a qualidade dos alimentos que possam ser..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/02/2020 às 15h50min

Para que os foliões possam aproveitar os dias de folia, é necessário tomar cuidado com a qualidade dos alimentos que possam ser ingerido, pois mais de 250 tipos de doenças podem ser transmitidos por alimentos e/ou água contaminada.
De acordo com a gerente técnica de vigilância sanitária da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Vanessa Ezaki, os cuidados devem ser redobrados.

“A preocupação com os alimentos consumidos deve ser primordial para evitar doenças. Deve-se levar em consideração a higiene e aparência do local, observando sempre uma série de fatores que garantam a qualidade do alimento”, alertou a gerente.

Ela explica que devido à grande movimentação de pessoas, a contaminação por bactérias acaba sendo ainda maior. Barracas, carrinhos de comida ou ambulantes devem atentar-se ao armazenamento e a manipulação correta dos alimentos, bem como a higiene, e o uso de toucas e luvas descartáveis.

INFECÇÕES PERIGOSAS

Dos 250 tipos diferentes de contaminação, segundo a gerente, destacam-se infecções por Salmonella, encontrada em várias espécies de animais.

Outro tipo comum é a infecção proveniente do Bacillus Cereus, microrganismo que pode ser encontrado em vários ambientes, onde a contaminação pode acontecer pelo consumo de leite não pasteurizado, carnes cruas, além de verduras mal armazenadas.

As verduras e legumes devem sempre ser bem higienizadas, evitando infecções por Escherichia Coli.
A água contaminada é responsável por doenças como Hepatite (degeneração do fígado), Giardíase (infecção no intestino), Disenteria Amebiana (intestino grosso), Leptospirose (infecção aguda), Cólera (intestino delgado) entre outras doenças.
Entre as dicas de segurança ela destaca: “Sempre higienizar as mãos, procurar levar na bolsa gel antisséptico (disponível em vários tamanhos). Lavar bem os alimentos e armazena-los de forma correta, item muito importante.

Com informações da Secom



Deixe o seu comentário