Porto Velho/RO, 26 Março 2024 01:09:00
Diário da Amazônia

Fortalecimento do SUS é discutido em conferência

Participaram do evento, usuários, profissionais, gestores e prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Redação
A- A+

Publicado: 23/03/2019 às 07h40min

Representantes de vários segmentos da sociedade participaram nesta semana da 10ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em parceria entre o Conselho Municipal de Saúde e a prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Participaram do evento, usuários, profissionais, gestores e prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS, foi debatido em três eixos temáticos como Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

“O objetivo foi ampliar e fortalecer a luta do controle social na cobrança de mais recursos financeiros para saúde, na luta em defesa da vida e do Direito à Saúde. As propostas apresentadas nesta conferência ajudarão a formar a base para que o Governo Federal monte as políticas púbicas para a saúde para os próximos quatro anos”, explicou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Maria Alves Costa.

Durante as oficinas sobre orçamento e financiamento do SUS, foram elaboradas propostas para a formulação de políticas públicas. As diretrizes serão levadas para a Conferência estadual, prevista para junho. O que for decidido na capital, com as contribuições dos municípios de Rondônia, será apresentado na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em agosto, em Brasília.

Para o secretário adjunto da Semusa, Antelmo Ferreira, a participação nestes espaços de debate é imprescindível.



Deixe o seu comentário