Porto Velho/RO, 24 Março 2024 12:59:24

Fortes queimadas destroem pastagens de fazendas em Rondônia

Fogo deixou mais de 500 cabeças de gado sem pastagem

Por Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 11/08/2020 às 16h34min | Atualizado 11/08/2020 às 18h36min

Foto: divulgação

O período favorece as queimadas, que começaram a se alastrar em praticamente todos os municípios rondonienses, causando transtornos e estragos. Algumas fazendas do estado são prejudicadas pelos incêndios florestais que causam prejuízos para vários pecuaristas. Os meses de julho e agosto costumam ser os mais quentes do ano, de forte calor e com baixa umidade do ar devido à falta de chuva na região.

Nesta semana, um grande incêndio destruiu aproximadamente 100 hectares nas imediações do quilômetro 22 da BR-429, próximo ao município de Costa Marques, deixando mais de 500 cabeças de gado sem pastagem. O incêndio causou um grande prejuízo para vários pecuaristas da região de Costa Marques e de São Francisco do Guaporé.

De acordo com moradores da região, no local onde aconteceu o incêndio está sendo construído o Linhão e os responsáveis pela instalação das torres, ao passar com os materiais pela propriedade, acabaram derrubando uma árvore que atingiu um fio de energia de alta-tensão. O forte impacto arrebentou o fio de alta-tensão que caiu na pastagem, contribuindo para alastrar ainda o incêndio.

Diante dos prejuízos causados ao meio ambiente e os riscos às propriedades rurais naquela região do estado, a Polícia Militar, o Ibama, as Prefeituras de Costa Marques e de São Francisco do Guaporé, além de vários outros órgãos, foram acionados para averiguar a situação e tomar as providências cabíveis.

REDAÇÃO



Deixe o seu comentário