Porto Velho/RO, 28 Março 2024 09:10:01
Diário da Amazônia

Fórum de Turismo em Rondônia impulsiona desenvolvimento

Informações de crescimento de mercado e experiências que impulsionam o desenvolvimento sustentável do turismo local foram um dos..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 10/07/2019 às 17h53min

Informações de crescimento de mercado e experiências que impulsionam o desenvolvimento sustentável do turismo local foram um dos principais temas discutidos no I Fórum Internacional de Turismo de Rondônia ontem (10), em Porto Velho.
Milagros Ochoa (Diretora do Escritório de Turismo do Peru) e Lorena San Román Johanning (Consultora internacional em Desenvolvimento Sustentável da Costa Rica), apresentaram novas ideias e experiências de seus países como modelo  para  transformar o potencial turístico no Estado em geração de oportunidade.
Segundo Lorena San Román Johanning, transformar Rondônia em um estado com um grande potencial turístico não é uma tarefa difícil. ”Basta mudar o olhar dos rondonienses para o cenário local  e enxergar que são muito os atrativos turísticos do Estado, basta aproveitá-los.”
A implantação de negócios sustentáveis com aproveitamento das belezas naturais, destinos atrativos, potencial histórico e patrimonial é a melhor forma de promover visibilidade nacional e receber turistas no Estado. Segundo Coordenador de Turismo Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Saulo Giordane, ”Rondônia tem vocação natural para desenvolver turismo. Para se ter uma ideia aqui é possível encontrar quatros tipos de ecossistemas, temos localização privilegiada com saída para o Peru. O que falta é transformar todo seu potencial em produto turístico.”
Um dos destaques apresentados no evento foi o programa “Viaja mais servidor”, que visa melhorar a estrutura turística de Rondônia oferecendo descontos aos servidores do poder executivo. O projeto ainda está em fase de construção e será colocado em prática em meados de outubro.
Rubens Chavito, paraense morador de Rondônia há mais de 25 anos, soube do evento através de sua esposa e se diz interessado nas ações de turismo local. ” O nosso município tem uma história linda. Com a recuperação da EFMM principal construção da nossa história e outras atrações turísticas dos demais municípios seremos bem vistos lá fora.”
Daniel Pereira, Diretor e Superintendente do Sebrae-RO, disse que Rondônia possui uma série de atrativos para se tornar um grande potencial turístico, porém o turismo ainda não consegue alavancar sozinho. ”Apenas com a ajuda de ações públicas governamentais, Rondônia terá toda estrutura para crescer, desenvolver e se tornar uma referência nacional e internacional de turismo,” finalizou.
O turismo é uma das atividades econômicas que mais contribuem para a competitividade do desenvolvimento sustentável. Com a sua chegada  implantações políticas e novas estruturas serão organizadas melhorando a renda e a qualidade de vida da região.
O evento foi promovido por uma parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Governo do Estado por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), além dos  parceiros que acreditam no desenvolvimento do turismo em Rondônia.
Em Porto Velho mais de 200 pessoas interessadas no desenvolvimento do potencial turístico em Rondônia participaram do evento. Nos dias 11,12 o Fórum também acontece nos municípios de Ariquemes e Cacoal no interior do Estado.


Deixe o seu comentário