Porto Velho/RO, 25 Março 2024 02:17:36
Diário da Amazônia

Fotógrafo negocia acervo com a história de Rondônia

O fotografo Rosinaldo Machado, considerado o profissional, que mantêm ´maior acervo fotográfico de Rondônia Estado, recebeu na manhã..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 07/12/2018 às 17h37min | Atualizado 17/12/2018 às 17h42min

O fotografo Rosinaldo Machado, considerado o profissional, que mantêm ´maior acervo fotográfico de Rondônia Estado, recebeu na manhã de ontem 17, proposta de um grupo de Brasília interessado em adquirir as imagens que registram toda a história da criação do estado de Rondônia a partir da chegada do Coronel Jorge Teixeira de Oliveira para assumir o governo do então Território Federal, em substituição, ao também Coronel Humberto da Silva Guedes no ano de 1979. Machado era fotografo de Jorge Teixeira na prefeitura de Manaus e quando o presidente João Batista de Figueiredo o nomeou a pedido do Ministro Mário Andreazza governador do Território com a missão, de acelerar a transformação do Território em Estado. “O  Teixeirão me exonerou da prefeitura de Manaus e me convidou para acompanhá-lo na nova missão e eu de imediato aceitei”, conta Rosinaldo Machado.

A partir de então, Machado passou a registrar em fotografia, todos os momentos e passos do governador.

Fotografou a instalação do Estado no dia 4 de janeiro de 1982, a posse dos primeiros conselheiros do Tribunal de Contas, dos primeiros desembargadores, juízes, promotores de Justiça, dos primeiros deputados estaduais constituintes e criação de vários municípios do estado de Rondônia, além do asfaltamento da BR 364.

 

ACERVO ESTÁ COM O GOVERNO

 

Ainda no governo de Confúcio Moura Rosinaldo Machado ofereceu o acervo ao estado de Rondônia, para tanto montou um álbum, com as fotos que reproduzem não só, as atividades dos governadores que assumiram o estado após a saída do Teixeirão, mas, ambientes e locais como o Vale do Guaporé  sua fauna, flora e toda aquela beleza. “O governador Confúcio se interessou pelo material e autorizou sua aquisição, porém, a burocracia foi tanta que ele saiu e não conseguimos fechar o negócio”, disse Machado prosseguindo, com a posse do governador Daniel Pereira voltei a oferecer o acervo e mais uma vez o governador se interessou e autorizou a aquisição, só que até agora não providenciaram o pagamento”. Ontem 17, Rosinaldo foi procurado por alguns executivos de Brasília que ao tomarem conhecimento do álbum, fizeram a proposta de aquisição. “Se esse pessoal de Brasília fechar o negócio, o estado de Rondônia quando quiser utilizar qualquer imagem feita por mim, terá que arcar com os direitos autorais que serão pagos a essa empresa que está interessada no acervo”, finalizou Machado.

Livro do Teixeirão

Semana passada, o governador Daniel Pereira participou do lançamento do Livro com a história do Governador Jorge Teixeira, de autoria do escritor William Harverly Martins na OAB e além de elogiar o trabalho do autor e da editora Gráfica Imediata do Mikael, também elogiou o “magnífico trabalho fotográfico do Machado”, que ilustra o livro.

 



Deixe o seu comentário