Porto Velho/RO, 31 Março 2024 01:17:03
Diário da Amazônia

Fraturas dentais estão presentes em pelo menos um dente da boca

Mesmo que os dentes permaneçam íntegros, é comum que algum apresente uma trinca ou pequena lesão.

Por Folha Viória
A- A+

Publicado: 17/05/2019 às 10h38min | Atualizado 17/05/2019 às 10h39min

Imagem Ilustrativa

Assim como qualquer estrutura rígida (paredes de concreto, pedras como granito, vidro) nossos dentes também podem apresentar, mesmo que permaneçam íntegros, trincas. Segundo o dentista Umberto Ramos, trincas dentais são muito mais comuns do que imaginamos e estão presentes em pelo menos algum dente em nossa boca; na realidade os dentistas as veem todos os dias.

Essas trincas podem ou não apresentar sintomas, que geralmente aparecem como uma dor ou sensibilidade ao frio e ao calor. O dentista alerta: muita atenção deve ser dada ao diagnóstico visto que na grande maioria das vezes uma sensibilidade grande no dente pode ser indicativo de problemas endodônticos o que leva a necessidade do famoso “tratamento de canal”.

Imagem Ilustrativa

As trincas podem permanecer imutáveis por anos ou evoluir para algo que piora o prognóstico dental, como a fratura, que por muitas vezes, levam a perda do dente. Em outros casos é necessário apenas alguns tratamentos corretivos,como o canal, a prótese, ou apenas uma restauração, que dependem da extensão e localização da fratura.

Umberto ainda ressalta que a maior parte das fraturas dentais ocorrem em função de trauma, muito comum em crianças ou praticantes de esportes radicais. No entanto algumas vezes uma pequena trinca evolui para uma fratura durante movimentos funcionais, tal como a mastigação.

Na maior parte dos casos, quando sintomática, a trinca só apresenta os sinais idênticos ao de hipersensibilidade, por vezes um pouco mais intensos e o “selamento” desta trinca geralmente reduz o estímulo doloroso se não cessa completamente.



Deixe o seu comentário