BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Fumaça de cigarro prejudica a saúde de quem não fuma

O tabagismo passivo é a terceira principal causa de morte evitável no mundo.

Publicado: 29/12/2019 às 11h33

O que o tabagismo traz de positivo para a saúde? Absolutamente nada. O sabor nocivo do tabaco apenas contribui para prejudicar os pulmões de quem fuma e, por tabela, de quem não fuma. Especialistas fazem questão de salientar que o crescente número de doenças provocadas pelo fumo reforçou os questionamentos sobre os efeitos do tabagismo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o vício do cigarro é considerado a principal causa de mortes evitáveis em todo o mundo, mas o índice de conscientização das pessoas fumantes parece não evoluir. Essas pessoas simplesmente ignoram que o cigarro é um veneno que mata lentamente.

O pior é que a maioria dos fumantes não se incomoda com o mal que a fumaça do cigarro provoca àqueles que, felizmente, não fumam. Somos (digo somos porque graças a Deus eu não fumo) obrigados a sofrer os impactos da fumaça do cigarro porque os fumantes não são responsáveis com sua própria saúde e muito menos com a saúde dos outros.

Especialistas são unânimes em alertar que “nunca uma epidemia causou tanta morte quanto está causando o tabagismo.” As pessoas que convivem com fumantes estão igualmente ameaçadas porque, mesmo que não queiram, absorvem a fumaça do cigarro. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o chamado tabagismo passivo é a terceira principal causa de morte evitável no mundo, depois do tabagismo ativo e do consumo excessivo de álcool.

O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro. Por tudo isso, é fundamental que haja uma reflexão profunda quanto ao consumo de cigarros. A saúde agradece e quem não fuma também.

Deixe o seu comentário