Porto Velho/RO, 21 Março 2024 03:13:15
Diário da Amazônia

Funarte oferece Oficina de Dramaturgia em Porto Velho

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) ministrará a oficina “Dramaturgia da Escrita”, de 24 a 28 deste mês, no Espaço..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 18/07/2019 às 10h25min

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) ministrará a oficina “Dramaturgia da Escrita”, de 24 a 28 deste mês, no Espaço Tapiri, em Porto Velho. As inscrições são feitas somente pela internet até o dia 23 de julho, às 23h. As vagas são limitadas a 30 participantes. A atividade é gratuita.

Segundo os organizadores, podem ser realizadas inscrições presenciais no Espaço Cultural Tapiri, no primeiro dia de aula, caso ainda haja vagas disponíveis. O curso faz parte do Programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas, da Funarte. O curso tem a duração de 20 horas.

A capacitação será será ministrada pelo ator e diretor Euler Lopes Teles. As aulas são destinadas a estudantes, professores, artistas, atores, diretores teatrais, dramaturgos, escritores, e demais interessados no tema.

Experimentação da escrita

O objetivo do curso é oferecer aos alunos a experimentação da escrita dramatúrgica; incentivar o surgimento de novos autores e uma rede de contatos com os escritores da cidade onde a oficina será realizada e pensar o texto dramatúrgico dentro da montagem cênica, e a estruturação e a escrita de novos textos teatrais.

As atividades desenvolvidas na oficina terão como base a exposição e debate sobre o conceito de dramaturgia; a discussão sobre o espaço e funções do dramaturgo; a busca das personagens no território; a experimentação de diálogos, a leitura e o compartilhamento dos textos elaborados durante as aulas.

Exercícios e projetos estão no programa de avaliação e ensino: Noções e conceito de dramaturgia; O espaço do dramaturgo dentro do teatro na atualidade; Tipos de textos dramatúrgicos; A palavra: o ponto de partida para a criação do texto dramatúrgico; Temas para a construção de um texto; A construção da personagem; A construção de diálogos, A estruturação do texto para teatro e A escrita do texto dramatúrgico.

A avaliação de desempenho do aluno será individual, através da participação nas atividades propostas e da elaboração do texto dramatúrgico final.

A assiduidade também será um importante critério de avaliação. Só os participantes que comprovarem 75% de presença vão receber os certificados.



Deixe o seu comentário