Porto Velho/RO, 20 Março 2024 05:07:46
Diário da Amazônia

Funcultural, Espaço Béra, Natal e Carnaval

O presidente da Funcultural de Porto Velho Marcos Nobre Júnior entregou à comunidade artística cultural no último dia 26, quarta feira,..

A- A+

Publicado: 29/11/2014 às 06h38min

Sérgio Simão entregou a Marcos o Selo, Cartão e Carimbo do Centenário de Porto Velho  Divulgação/Diário da Amazônia

Sérgio Simão entregou a Marcos o Selo, Cartão e Carimbo do Centenário de Porto Velho Divulgação/Diário da Amazônia

O presidente da Funcultural de Porto Velho Marcos Nobre Júnior entregou à comunidade artística cultural no último dia 26, quarta feira, o “Espaço Béra” um ambiente estruturado no prédio da Fundação para receber pequenos espetáculos de dança, teatro, música e exposições e outras intervenções artísticas. “Para isto foram investidos mais R$ 400 mil aplicados na aquisição de 3 veículos, mobiliários, equipamento de informática, centrais de ar entre outros materiais que estruturam a sede da entidade recém-inaugurada.

Entre as atrações marcadas para acontecer naquela noite, destacamos o lançamento pela empresa de Correios do Selo, Cartão Postal e Carimbo alusivo ao Centenário do Município de Porto Velho. O diretor dos Correios Sergio Simão de Araujo apresentou as honrarias.

Com as dependências da sede da Funcultural literalmente lotada, após a solenidade dos Correios, vários shows aconteceram: Sandro Bacelar e Heitor Almeida (música), apresentação acústica da banda Beradelia e a encenação da peça “Pássaro Fora do Ar” do ator Cláudio Zarco e encerrando com a Comunidade Manôa e Mau Criados.

Na oportunidade, nossa reportagem procurou saber do presidente da Funcultural sobre os desfiles das Escolas de Samba e Blocos no Carnaval de 2015:

Carnaval

Recebi a visita dos novos dirigentes da Fesec Hudson Mamede e o Carlinhos Maracanã. Temos alguns gargalos para ser resolvidos dos anos anteriores, porém, temos total interesse e entusiasmo de resolvendo esses gargalos do passado, da gente botar o carnaval na rua no próximo ano com toda dignidade e a grandeza que nosso carnaval tem.

O carnaval se divide em dois eixos: Os blocos de rua (trio elétrico) que é uma coisa mais festiva e as escolas de samba que traz toda nossa cultura local, a elas queremos dar um trato todo especial. Nos próximos dias vamos sentar com todas as entidades para construir e planejar o carnaval de 2015 numa relação de parceria público-privada. O município vai estimular que o setor privado participe também da construção desse grande evento.

Incentivo

Na última semana o prefeito sancionou o Decreto que prevê a Política Municipal de Parceria Pública/Privado o objetivo é que o setor privado participe mais da vida cultural do município, contribuindo financeiramente com o suporte de que futuramente, o que foi investido na cultura seja deduzido do ISS, IPTU e outros impostos municipais. Esse Decreto é o embrião da Lei de Incentivo à Cultura.

Na verdade a PGM tem atuado em parceria com a gente no sentido de viabilizar os meios para resolver esse gargalo carnaval provocados por um procedimento de convênio que ainda está em trâmite de prestação da conta. Não vou entrar no mérito pra não expor ninguém. Mas, existe sim, uma dificuldade que pode ser superada. O órgão de controle tem cobrado a Funcultural com relação a isso. São coisas superáveis que a gente crê que não será

O espaço Béra será um espaço aberto ao público, aos integrantes dos movimentos culturais. Marcos Nobre JR, funcultural

O espaço Béra será um espaço aberto ao público, aos integrantes dos movimentos culturais.
Marcos Nobre JR, funcultural

barreira para se fazer um bom carnaval em 2015.

Natal

Na verdade, quem tem puxado mais a programação natalina é o gabinete do prefeito na pessoa da dona Fátima e da Marta. Este ano o prefeito decidiu priorizar algumas outras coisas e não investir tanto no Natal como vinha acontecendo em anos anteriores. O Natal vai ser feito numa parceria que envolve todas as secretarias do município reutilizando pneus, garrafas PET, etc., sem gastar grandes quantias em dinheiro. Alguns espaços públicos serão decorados.

O Papai Noel vai chegar no dia 13 de dezembro em frente ao Palácio Tancredo Neves. Além disso, um dos princípios do Natal é a gente levar paz e amor às comunidades carentes, às periferias. Nos dias 23 e 24 vamos com nossa equipe visitar a Apae, Lar do Bebê, Hospital do Câncer, os assentamentos de Porto Velho, o Baixo Madeira enfim, aonde tiver pessoas de vulnerabilidade social é lá que a comitiva da prefeitura vai fazer o seu Natal.

Réveillon

Temos algumas articulações, porém seguindo esse eixo de não se gastar muitos valores, até porque nosso foco foi reestruturar a Funcultural, que é pra dar suporte legal pro Conselho de Cultura, pros artistas e pra gente mesmo. Foi investido esse dinheiro R$ 418 mil que de repente poderia ser o nosso Ano Novo, mas, como pensar numa festa de um dia e deixar a Funcultural sem estrutura. Hoje a Funcultural tem mais de 15 computadores novos, impressoras, estamos recebendo mais três veículos novos, zerados. O espaço Béra será um espaço aberto ao público, aos integrantes dos movimentos culturais, finalizou Marquinhos

 



Deixe o seu comentário