Porto Velho/RO, 20 Março 2024 02:34:56
Diário da Amazônia

Fundação Cultural inicia visita a aldeias indígenas de Vilhena

Projeto visa à difusão do artesanato indígena e sua integração nos espaços urbanos

A- A+

Publicado: 06/11/2019 às 09h16min

Pela primeira vez a prefeitura de Vilhena irá percorrer todas as aldeias indígenas do município com o intuito de registrar a produção de Arte e Cultura dos povos locais. As visitas começaram na última semana e fazem parte de um projeto que vai se estender por vários meses a fim de valorizar o artesanato dos índios, conforme acordado entre o prefeito Eduardo Japonês, os representantes das etnias e o Ministério Público Federal (MPF), que recomendou ação neste sentido.

O projeto é liderado pela Fundação Cultural de Vilhena (FCV) com apoio da Secretaria Municipal de Comunicação, que criou a página online “Artesanato Indígena Vilhena”. O início do projeto aconteceu no dia 24 de outubro com visita às aldeias Sowintê e Capitão Quina. A coordenadora municipal de artesanato, Hurby Santos, da FCV, se deslocou até as duas comunidades com apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio) e o assessor administrativo da Secretaria Municipal de Comunicação, Gustavo França.

“Neste primeiro deslocamento, conseguimos cadastrar sete artesãos indígenas e fazer muitos registros, além de coletar muita informação. Vamos visitar em breve mais duas aldeias a Mamaindê e a Aroeira”, garante.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Vilhena, Katia Valléria, a iniciativa é importante para o resgate da importância dos primeiros povos da região. “Eles moram aqui há milhares de anos e nós estamos há pouco tempo aqui. A Cultura milenar que muitas dessas tribos se mantém, é riquíssima e seu artesanato demonstra isso através das formas, cores e sons”, revela.

Fonte: Assessoria



Deixe o seu comentário