Porto Velho/RO, 28 Março 2024 05:22:00
Diário da Amazônia

Futuro da cultura de Rondônia está em discussão

Gestores, produtores e agitadores culturais do estado de Rondônia vão passar o dia de hoje, discutindo o futuro cultural do nosso estado..

A- A+

Publicado: 25/10/2018 às 07h58min

Gestores, produtores e agitadores culturais do estado de Rondônia vão passar o dia de hoje, discutindo o futuro cultural do nosso estado em Ariquemes.

*********

Numa parceria entre a Fundação de Cultura, Esporte e Turismo do Município de Ariquemes e o governo estadual acontece a partir das 8 h 30 desta quinta feira dia 25, o 1º Encontro Estadual de Gestores de Cultura

**********

O 1º Encontro estadual dos gestores de cultura é um evento com a finalidade de aproximar os atores que vem trabalhando pelo desenvolvimento das políticas culturais nos municípios, oportunizando conhecer os projetos e ações que vem sendo desenvolvidas nas cidades, a fim de alinhar as ações das gestões municipais em rede, com o intuito de fortalecer a condução dos processos de formulação e atualização de políticas públicas para o setor.

**********

De Porto Velho sairá um ônibus as 6 horas de hoje. Da frente do Teatro Palácio das Artes Rondônia. Só embarca quem solicitou participação no encontro. Por exemplo: Este colunista estará se Deus quiser dentro do ônibus rumo ao 1º Encontro de Gestores de Cultura.

*********

Isso quer dizer que amanhã, sexta feira 26 provavelmente está coluna não sairá no jornal, porque entre as 8 h 30 e 13 h 30 estarei em Ariquemes e mesmo que a gente saísse de lá as 14 horas, não daria tempo para escrever a coluna. Assim sendo só voltaremos sábado.

*********

Até muita coisa já tera acontecido nos bastidores da política. Tão falando que a diferença entre os candidatos está muito pequena e pode até ser considerada como empate técnico.

*********

Se é assim, o desempate pode acontecer, como se diz no futebol, após os 45 minutos finais. Quer dizer, nos acréscimos.

*********

E o que vamos ouvir e questionar durante o Encontro de Gestores C culturais em Ariquemes? A resposta pode ser: O mesmo que passamos a vida discutindo e ninguém resolver nada. É como o Duelo na Fronteira de Guajará Mirim, todo mundo fala e ningiuém resolve nada.

*********

O negócio é fazer que nem o Grupo O Imaginário dirigido pelo meu amigo Chicão Santos que não espera por Gestão Cultural Oficial e põe os pés na estrada em busca de parceria.

*********

Tanto que no próximo dia 1º de novembro a turma do O Imaginário começa a desenvolver o Projeto Teatral “Pelas Trilhas de Rondon” que Contará com exibições das peças “Palhaçaria” e “As Mulheres do Aluá”, em vários municípios e cidades de Rondônia.

**********

O Circuito Teatral pelas Trilhas de Rondon – Uma jornada teatral pela BR 364 tem patrocínio do Governo Federal e Banco da Amazônia e apoio da Sejucel/Funcer/Seduc/Governo de Rondônia, Fundação Cultural de Ariquemes, Fundação Cultural de Ji-Paraná, Lions Clube de Ouro Preto do Oeste, artistas, grupos e parceiros nos municípios.

**********

Voltando ao Encontro de Gestores de Cultura em Ariquemes a programação distribuída pela organização é a seguinte:

08h30min – Abertura/café da manhã; 09h00min – Marcelle Pereira (Pró-reitora PROCEA UNIR)

Gestão pública em cultura: Caminhos e perspectivas; 09h30min – Keila Barbosa (Pres. Fundação cultural de Jí-paraná) – Gestão Cultural: Experiências de sucesso (Estrutura e funcionamento da Fundação Cultural de Jí-paraná).

*********

10h00min – Rômulo Pacífico (Movimento PRÓ-CULTURA RO) – Cultura em Movimento: Desenvolvimento Cultural a partir da mobilização dos artistas; 10h15min – Rodnei Paes (Superintendente da SEJUCEL) – Estado da arte: Das políticas culturais em Rondônia (2015- 2018).

**********

10h45min – Fabiano Barros (Presidente da FUNCER) – Órgãos gestores de cultura. Por que? Para que?

**********

11h30min – Roda de discussões – Encaminhamentos possíveis; 12h15min – Visita ao novo Teatro municipal.

**********

13h00min – Almoço no Parque Botânico e encerramento do encontro. To de volta!



Deixe o seu comentário