Porto Velho/RO, 20 Março 2024 14:06:06
Diário da Amazônia

Garantido conquista pela 32ª vez o Festival de Parintins

Somando 1.258,4 pontos, contra 1.257,6 pontos do boi contrário, o Boi Garantido foi o grande vencedor do 54º Festival de Parintins.

Por Redação FOTOS: Euzivaldo Queiroz
A- A+

Publicado: 01/07/2019 às 18h22min | Atualizado 01/07/2019 às 18h52min

Os jurados na primeira noite empataram os dois bois com a pontuação de 419,2 pontos, já na segunda noite o Garantido levantou uma diferença de 6 décimos conquistando dos jurados 419.6 pontos contra 419,0 do Caprichoso. O xeque-mate veio na terceira noite quando os jurados pontuaram o boi da Baixa de São José com 419,6 e o boi da Francesa com apenas 419,4. Na soma geral o Vermelho ficou com 1258,4 contra, 1.257,6 do boi Azul. A Galera do Garantido também se sagrou campeã vencendo em animação a do Caprichoso.

Durante três noites os bumbás Garantido e Caprichoso protagonizaram um dos maiores espetáculos da terra. Os grupos, vermelho e azul de Parintins encantaram o mundo com apresentações embaladas por cores, alegria e questionamentos sociais.

Nas mãos deles

O destino das duas associações folclóricas esteve nas mãos dos dez jurados: Fernando Hashimoto (Campinas-SP), Camila Zanetta (Florianópolis-SC), Uirá Nogueira (Salvador), Mauricio Orosco (Uberlândia-MG), Christina Fornaciari (Belo Horizonte), Artur Marques (João Pessoa-PB), Alexandre Nunes (Goiânia), Oswaldo Giovannini Júnior (João Pessoa-PB), Janaina Damaceno (Rio de Janeiro) e Louise Alfonso (Porto Alegre). Todos qualificados com mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas que envolvem os blocos comum/musical, cênico/coreográfico e artístico.

Nós, o Povo!

O Boi Garantido desenvolveu na arena o tema: “Nós o Povo” com o qual exaltou as lutas, alegrias e a liberdade do povo brasileiro nas três noites de apresentação.  Ao mesmo reverenciou a história do próprio boi, as lendas amazônicas e os rituais tribais. O boi dividiu as apresentações em três subtemas: “O Boi das Lutas do Povo”, o “Boi da Alegria do Povo” e “Garantido: o Boi da Liberdade do Povo”. O vermelho e branco deste ano foi concebido a partir da genialidade artística do coordenador da Comissão de Arte do Garantido, Júnior de Souza, sob a presidência do advogado Fábio Cardoso e na voz inconfundível de Sebastião Júnior, conhecido como o “Uirapuru da Amazônia”.



Deixe o seu comentário