Porto Velho/RO, 23 Março 2024 04:37:23
Diário da Amazônia

Garantidos R$ 4 mi para construir UPA

“Em no máximo 90 dias será divulgado o nome da empresa que venceu o processo licitatório e a ordem de serviço para construção da..

A- A+

Publicado: 05/08/2014 às 13h56min | Atualizado 22/04/2015 às 22h48min

secretario fuverki 2

Secretário Fuverki salientou que logo após a ordem de serviço a prioridade será o Samu

“Em no máximo 90 dias será divulgado o nome da empresa que venceu o processo licitatório e a ordem de serviço para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Ji-Paraná, disse Renato Fuverki, secretário de Saúde. O edital foi finalizado ontem conforme comunicado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Superintendência de Compras e Licitações (Supel) do Estado de Rondônia. Os recursos viabilizados através do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômico (Pidise) já estão garantidos, cerca de R$ 4 milhões.
O projeto será licitado na modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC), prevista na Lei 12.464, com objetivo de garantir maior eficiência e competividade. A obra será edificada no antigo Campo do Vila Nova no Segundo Distrito, em um área de 6,5 mil metros quadrados.
“A UPA terá uma estrutura, grande, moderna e toda equipada. Com a instalação da UPA a gente acredita que os serviços serão prestados com muito mais qualidade, e paralelo a isso, imediatamente, após ordem de serviço da UPA, a gente começa a trabalhar para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, completou o secretário.

O projeto vai descentralizar o serviço de urgência e emergência do Hospital Municipal (HM) garantindo suporte e serviço de qualidade à população de Ji-Paraná e município da região Central do Estado.

Nas localidades que contam com UPAs 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico.

A UPA terá salas de estabilização e semi UTI e vai humanizar e ampliar o atendimento no setor de saúde, evitando a superlotação no Hospital Municipal. As unidades inovam ao oferecer estrutura simplificada – com raio x, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

As UPAs 24 horas trabalham de forma integrada com o Samu. Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação.
Em muitos casos, o Samu presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA. Essa integração qualifica os atendimentos.
As UPAs são divididas em três tipos, conforme a capacidade de atendimento. As UPAs tipo III apresentam estruturas com até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas por dia.

As do tipo II, com até 12 leitos, recebem até 300 pessoas diariamente, enquanto a do tipo I, com oito leitos, possui potencial para atender até 150 pacientes por dia.

Por, Wilson Neves



Deixe o seu comentário