Porto Velho/RO, 21 Março 2024 02:02:15
Rádio Alvorada

Gasto desnecessário de energia é tema da Semana de Museus

Semana de Museus|Gasto de Energia Como parte da programação da 13ª Semana de Museus, a Prefeitura Municipal de..

A- A+

Publicado: 20/05/2015 às 09h15min | Atualizado 20/05/2015 às 09h45min

Gastos

Semana de Museus|Gasto de Energia

Como parte da programação da 13ª Semana de Museus, a Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, por meio da Fundação Cultural, trouxe para a cidade o Programa de Eficiência Energética Itinerante, promovido pela Eletrobras, que visa mostrar novas formas de poupar energia e de como os eletrodomésticos usados de forma incorreta aumentam o consumo e a conta no final do mês.

Os técnicos da Eletrobras Rondônia estarão durante todo o dia de hoje (19) prestando esclarecimentos e dando dicas importantes para que haja um consumo de energia mais equilibrado por parte da população.

O projeto, que já atingiu centenas de visitantes durante a exposição junto ao Museu das Comunicações Marechal Rondon, continuará em Ji-Paraná com visitas às escolas que serão realizadas até o mês de agosto.

Uma das principais atrações é a Unidade Móvel Itinerante de Eficiência Energética, uma van que apresenta várias formas de economizar e de conscientizar os visitantes para obter uma mudança de hábito melhorando a vida de todos.

Na van é possível apreender de forma didática como economizar e também as formas de geração de energia que são apresentadas aos visitantes, como a lâmpada de LED que hoje em dia é que possui menor gasto energético.

Outra forma de economia apresentada no projeto são as placas solares  que utilizam o calor do sol para gerar energia e a eólica que utiliza o vento para a mesma finalidade.

A Semana de Museus está organizado pela Fundação Cultural do Município e segue uma programação nacional instituída pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura.

O tema deste ano é a apresentação do museu para uma sociedade sustentável. Para isto foram firmadas parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Eletrobrás e Ministério da Cultura, visando sensibilizar os visitantes para a importância de a sociedade viver em harmonia com o meio ambiente.

Para esta quarta-feira a programação continua com a realização de uma mesa redonda no Teatro Dominguinhos, a partir das 14 horas, com uma palestra da bióloga e mestre em ecologia, conservação e manejo da vida silvestre, Angelita Coelho. A Secretária Municipal de Meio Ambiente de Ji-Paraná, Kátia Regina Casula, será a mediadora dos debates.

A mesa redonda e a palestra, abordará a implantação da agenda 3P – Agenda Ambiental na administração Pública. O programa pertencendo ao Ministério do Meio Ambiente pretende promover a responsabilidade socioambiental e a adoção de procedimentos, referenciais de sustentabilidade e critérios socioambientais nas atividades do setor público. O encontro é aberto à toda a comunidade.

The post Gasto desnecessário de energia é tema da Semana de Museus appeared first on Portal SGC.



Deixe o seu comentário