Porto Velho/RO, 18 Março 2024 18:00:02
Serviços

Município incentiva ações sustentáveis sobre o Meio Ambiente

Serão realizadas visitas e palestras com temas pertinentes

A- A+

Publicado: 02/06/2015 às 13h39min | Atualizado 05/06/2015 às 13h18min

AlunosAtravés da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Prefeitura de Ji-Paraná iniciou na segunda-feira (01), as comemorações ao Mês do Meio Ambiente, que seguirá até o final de junho.

O inicio das atividades ocorreu no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO – Campus de Ji-Paraná), e contou com representantes do Secretaria de Estado e Desenvolvimento Ambiental  (SEDAM), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Ji-Paraná (AGERJI), Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji –ULBRA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), além de autoridades municipais como o Prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB),  dos vereadores Márcia Regina  (PT) e Paulo Moura (PSB),  alunos e professores do IFRO e da UNIR.

Este ano o tema abordado foi Sustentabilidade,  foram realizadas palestras voltadas para ao Projeto Viveiro Cidadão, da cidade de Rolim de Moura, que tratou sobre o plantio de mudas para recuperação de matas ciliares e o Projeto Floresta Plantada, Programa do Governo Estadual, que incentiva o produtor a plantar tipos de vegetação de corte, como lenha e lâmina como recurso econômico, obtendo assim a recuperação da mata evitando o desmatamento.

Para Kátia Casula, Secretária Municipal de Meio Ambiente, existe uma grande importância na escolha do tema sustentabilidade uma vez que a sociedade precisa se sensibilizar para melhorar a qualidade de vida. Afirmou: “São ações simples, mas que fazem toda diferença, como a coleta de lixo separada, não provocar queimadas. A nossa ideia é criar multiplicadores da sustentabilidade”.

Para facilitar o contato com os alunos da rede escolar de Ji-Paraná, serão realizadas visitas e palestras com temas pertinentes como: prevenção de queimadas, combate ao desmatamento, separação do lixo e outros temas voltados ao meio ambiente.

O Prefeito Jesualdo Pires (PSB), discursou sobre a importância de se conciliar o desenvolvimento com a sustentabilidade. Ressaltou: “Daí a importância de eventos como este trabalhar a conscientização dos alunos. Temos que formar conceitos de sustentabilidade nos jovens. Tenho certeza que esses alunos serão multiplicadores desta ideia e irão contribuir para um mundo com melhores práticas ambientais”.



Deixe o seu comentário