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VARIEDADES

Golpe no Instagram usa nome de banco para atrair vítimas

Posts patrocinados publicado por perfis não oficiais prometem descontos em diversos serviços em troca de um cadastro bancário

Por R7
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Publicado: 06/07/2019 às 09h21min

As estratégias para aplicar um golpe na internet mudam para atrair um número cada vez maior de pessoas. Desta vez, posts patrocinados no Instagram usam o nome do banco Itaú para fazer vítimas.

As publicações prometem descontos em diversos serviços para atrair usuários desavisados. Para receber os benefícios, é preciso preencher um cadastro com os dados bancários.

A aparência das imagens exibidas lembra muito um post do perfil oficial do banco. Na imagem do perfil aparece a logo semelhante ao original e todas as cores usadas na postagem seguem a identidade visual em azul e laranja.

Post patrocinados que oferecem promoções falsas

Os nomes dos perfis também chamam a atenção por não terem nenhuma relação com o nome do banco. Além disso, as contas não possuem outras publicações relacionadas à serviços financeiros.

A pessoa que clica para se cadastrar é direcionada para uma página falsa do Itaucard. Os campos exibidos para serem preenchidos pedem o número do cartão de crédito e a senha.

Em maio deste ano, o R7 publicou uma matéria sobre o uso indevido das marcas esportiva Nike e Adidas no Instagram. O objetivo desses golpes era conseguir uma grande quantidade de seguidores em pouco tempo. Nesse caso, prêmios e brindes eram prometidos para cada meta de audiência alcançada.

Procurado pela reportagem, o Instagram enviou o seguinte posicionamento:

“A segurança da comunidade do Instagram é nossa prioridade. As contas reportadas foram removidas. Encorajamos as pessoas a denunciarem quaisquer atividades suspeitas no Instagram por meio das nossas ferramentas de denúncia e fiquem sempre atentos à segurança de seus dados pessoais”

O Itaú Unibanco afirma investir em sistema de segurança e diz utilizar “as melhores ferramentas do mercado dedicadas a detectar e remover páginas e links maliciosos falsamente atribuídos ao banco”

A empresa orienta clientes ou não a reportar e-mails, aplicativos, páginas ou perfis falsos em redes sociais pelo canal [email protected]. O banco disponibiliza um canal em seu site com mais dicas para prevenir golpes: www.itau.com.br/seguranca.



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