Porto Velho/RO, 28 Março 2024 20:42:25
Diário da Amazônia

Golpes envolvendo WhatsApp e Telegram aumentam em Rondônia

A delegacia do Núcleo de Combate às Defraudações da Polícia Civil, alerta a população para um golpe de clonagem do aplicativo..

A- A+

Publicado: 11/09/2019 às 16h11min

A delegacia do Núcleo de Combate às Defraudações da Polícia Civil, alerta a população para um golpe de clonagem do aplicativo WhatsApp que tem sido praticado em Porto Velho e em todo o país. O número de vítimas desse golpe tem aumentado, segundo o delegado Swami Otto Barboza.

Recentemente, alguns parlamentares rondonienses tiveram suas contas de WhatsApp e Telegram hackeados, pelos criminosos que enviaram mensagens para seus contatos pedindo dinheiro emprestado. Muitos dos contatos acreditaram que eram realmente os parlamentares quem estavam enviando tais mensagens, acabaram atendendo aos pedidos, realizando transferências bancárias para as contas indicadas pelos golpistas, sofrendo sérios prejuízos financeiros.

Esse tipo de crime, segundo a Polícia, não é praticado somente contra os deputados. Qualquer pessoa que possua os aplicativos pode ser vítima.

Para evitar o golpe, o delegado explica que os aplicativos de troca de mensagens possuem mecanismos de segurança que não costumam ser utilizados pelos usuários, especialmente a opção de “verificação em duas etapas”, onde passa a ser necessária a utilização de uma senha que dificultará a ação de criminosos.

Para habilitar esse recurso de segurança no WhatsApp, o usuário precisa abrir o aplicativo, acessar na sequência a opção configurações, conta, e verificação de duas etapas, onde irá ativar a função. Será necessário criar uma senha de acesso (PIN) e habilitar um e-mail para recuperação caso esqueça a senha criada.

Já no Telegram, a pessoa precisa abrir o aplicativo e clicar no ícone privacidade e segurança, onde habilitará a função “Verificação em duas etapas”, quando então criará uma senha que será solicitada na próxima vez que alguém tentar acessar aquela conta, além de habilitar um e-mail para recuperação.

O delegado alerta, que se deve tomar cuidado ao criar a senha. “O recomendado é não colocar dados fáceis, como data de aniversário, casamento ou outras informações que sejam facilmente descobertas por golpistas”, alertou Swami Otto Barboza.

Além disso, caso a pessoa venha a receber uma mensagem pedindo que seja feito qualquer tipo de transferência bancária, o delegado sugere que a pessoa sempre faça o contato por ligação antes de realizar o depósito, para confirmar que é aquela pessoa quem está fazendo aquele pedido e não alguém se passando por ela.

O que a vítima deve fazer?

A Polícia Civil do Estado de Rondônia esclarece que tem envidado todos os esforços visando apurar tais crimes. A pessoa que tiver sido vítima desse golpe, pode procurar a Delegacia mais próxima para fazer o registro da ocorrência, apresentando cópia das mensagens e dos comprovantes bancários.

 

Fonte: Rondoniagora



Deixe o seu comentário