Porto Velho/RO, 24 Março 2024 09:14:02
Diário da Amazônia

Google lança curso para crianças identificarem fake news

A plataforma Be Internet Awesome já está funcionando e é destinada para crianças entre sete e 12 anos

Por Tecmundo
A- A+

Publicado: 03/07/2019 às 09h32min

Não é de hoje que a Google trabalha duro na cruzada contra as fake news e uma das formas de promover a educação e disseminar o conhecimento sobre esse tema é ajudando as crianças a compreenderem tudo desde pequenas. Pensando nisso, a companhia criou o curso Be Internet Awesome — Seja Incrível na Internet, voltado para os pequenos entre sete e doze anos.

Vale lembrar que a plataforma Be Internet Awesome não é um projeto recente, pois existe há alguns anos e se concentrava em ensinar crianças a lidar com a segurança no mundo online. Agora, em 2019, a Google decidiu incrementar um pouco mais e trazer essa ferramenta de alfabetização midiática em um parceria com o Net Safety Collaborative.

A novidade inclui uma série de atividades como dicas para detectar informações falsas, o que fazer e o que não fazer em caso de notícia falsa, como ajudar a família a entender a importância do assunto, como identificar URLs falsas, vídeos com orientações e games, entre várias outras coisas.

Parceria com a YMCA
Juntamente com o lançamento do Be Internet Awesome, a Google também anunciou uma parceria com o YMCA — Associação de Jovens Cristãos (EUA), em tradução livre — com o objetivo de ajudar as famílias a conversarem com os jovens sobre temas importantes da atualidade como desinformação, cyberbullying e mídia social.

Aliás, essa é uma preocupação recorrente para a companhia em vários de seus canais a exemplo do YouTube, que frequentemente é usado para promover vídeos relativos a pedofilia, teorias da conspiração e incentivos ao suicídio, dentre outros temas complexos.



Deixe o seu comentário