Porto Velho/RO, 31 Março 2024 13:00:38
Diário da Amazônia

Google planeja aumentar privacidade na internet; saiba como

Ideia da gigante é submeter mudanças, que seriam estruturais, às organizações que estabelecem regras para o ciberespaço.

A- A+

Publicado: 23/08/2019 às 09h23min

Em meio a críticas sobre o modelo de negócio das empresas que dominam o mundo virtual, com problemas recorrentes de violação de privacidade e uso de dados de consumidores para publicidade direcionada, o Google delineou um plano para tentar tornar a navegação na internet mais privada. Ao mesmo tempo, a ideia seria permitir que o modelo de anúncios personalizados não seja prejudicado.

As sugestões do Google incluem tokens criptográficos (chaves eletrônicas) que os usuários podem acumular mostrando que são confiáveis; utilização de inteligência artificial para mostrar anúncios relevantes a pessoas com base em um mínimo de informações mínimas; e armazenamento de dados de identificação pessoal no dispositivo da própria pessoa, em vez guardados no navegador de internet.

A ideia da empresa é propor as mudanças para debate com as organizações que estabelecem regras comuns para a internet. Isso significa que o Google pensa numa mudança estrutural e vai sugerir que toda a web adote as novas regras, em vez de apenas instalá-las em seu próprio navegador Chrome.

Foto: reprodução / Pixabay

A proposta é bem diferente das iniciativas de privacidade iniciadas pelos browsers Firefox, da Mozilla, e Safari, da Apple, por considerá-las muito pesadas. Esses navegadores começaram a bloquear cookies — pequenos trechos de código que se instalam nos navegadores das pessoas e os seguem pela web, ajudando os anunciantes a exibir anúncios segmentados e valiosos.

Fonte: Agência O Globo



Deixe o seu comentário