Porto Velho/RO, 26 Março 2024 18:46:59

Editorial

coluna

Publicado: 18/12/2019 às 10h24min

A- A+

Gordura trans é o inimigo oculto em sabores e aromas

Quantas pessoas precisaram morrer para que o mundo percebesse que a gordura trans é prejudicial para saúde, principalmente para o sistema..

Quantas pessoas precisaram morrer para que o mundo percebesse que a gordura trans é prejudicial para saúde, principalmente para o sistema cardiovascular. Essa gordura está presente em diversos alimentos industrializados, sendo componente muito utilizado para ajudar na conservação dos produtos, a falta de controle já entupiu muitos vazos, veias e artérias, chegando a detonar corações, levando pessoas à morte.

É díficil encontrar um produto alimentar que não contenha gordura trans. Até parece conspiração à saúde já que tudo que é gostoso tem lá uma quantidade de produto proibido. E é isso que tem adoecido muita gente pelo mundo, atingindo a cinco bilhões de pessoas por todos os continentes.

Às vezes somos surpreendidos por pessoas joviais que morrem de infarte ou de qualquer outro problema cardiovascular. Até atletas têm sido vítimas desse mal. E o vilão é toda gostosura, fritura e muitas outras coisas entram pela boca e parecem agradável ao paladar.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) vem provocando os países a impor regras que possam dinamizar a curto prazo o consumo de gordura trans. A médio e longo prazo a intensão é eliminar o consumo do produto. Tudo em favor de uma população afetada, principalmente, crianças que sofrem de obesidade em virtude da liberdade de comer o que quer e na quantidade que deseja. E as goluseimas e quitutes são recheadas de gorduras trans.

Além do controle industrial, o país precisa investir também em reeducação alimentar para o brasileiro resgatar o hábito saudável de se alimentar.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas