Porto Velho/RO, 25 Março 2024 10:24:06
Diário da Amazônia

Governadores da Amazônia firmam compromisso pela economia verde

O documento contém propostas e metas para o desenvolvimento sustentável da região e será apresentado na Cúpula Mundial do Clima, em Madri

A- A+

Publicado: 28/11/2019 às 18h49min | Atualizado 29/11/2019 às 14h45min

Governadores de oito estados que compõem o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal brasileira assinaram nesta quinta-feira (28) a Carta de São Luís, com propostas e metas para o desenvolvimento sustentável da região durante o 19° Fórum de Governadores, realizado em São Luís, no Maranhão. O documento será apresentado na Cúpula Mundial do Clima, em Madri, na Espanha, entre os dias 2 e 13 de dezembro.

No documento, os governadores reforçam os compromissos essenciais estabelecidos na Declaração dos Governadores da Pan Amazônia, durante encontro ocorrido na Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, em outubro. A Carta também reitera os compromissos firmados pelo Brasil, no âmbito do Acordo de Paris, de fomentar um programa de redução de emissões, em cooperação com outros setores da economia (indústria, transporte, energia e outros).

No texto, os governadores reafirmam sua disposição em proteger a biodiversidade da região e a cultura de seu povo, buscando o desenvolvimento social harmônico e economicamente moderno, por meio da execução das metas do Planejamento Estratégico 2019-2030 do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal e da busca de parcerias com a comunidade internacional.

Fundo Amazônia

Ainda na carta assinada durante o fórum, os governadores da Amazônia Legal reafirmam, junto ao Governo Federal, a urgência da retomada do Fundo Amazônia, de forma alinhada com os interesses da região, como uma das principais fontes de pagamento por resultados para o fortalecimento dos Estados da Amazônia, na gestão ambiental. O texto também apresenta apoio à criação do Comitê Regional para Parceria dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. O objetivo é facilitar o diálogo entre os Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais com os Estados da Amazônia Legal.

Fonte: A Crítica

Foto: Diego Peres/Secom



Deixe o seu comentário