porto velho - ro, 22 Setembro 2019 02:55:40
    Política

    Governo acolhe demandas e realiza oficina sobre resíduos sólidos

    Com o objetivo de elaborar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/RO), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do..

    Por Secom
    A-A+

    Publicado: 11/06/2019 às 15h16min

    Secretário regional destacou as ações realizadas pelo governo Marcos Rocha no Cone Sul. (Foto: Eraldo Erik e Arquivo Secom)

    Com o objetivo de elaborar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/RO), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), realizou nesta terça-feira (11), em Vilhena, sua primeira oficina para acolher demandas sobre as medidas de manejo de resíduos sólidos, fiscalização, educação ambiental e capacitação técnica que devem refletir na melhoria da qualidade do meio ambiente.

    A oficina, que foi realizada no auditório da Unir, também acontecerá nas cidades de Ji-Paraná, no dia 14, na Câmara Municipal, e Porto Velho, no dia 17, no Hotel Rondon Palace.

    De acordo com os organizadores, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/RO) é um instrumento previsto na Lei nº 12.305/ 2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), visando, entre outras ações, à proteção da saúde pública, à preservação ambiental e o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.

    Durante o evento, os técnicos explicaram que, para a formulação do plano estadual, três etapas são de fundamental importância: o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos; planejamento das ações e participação social.

    Elias Resende, secretário da Sedam, destacou a importância da elaboração do PERS. (Foto: Eraldo Erik e Arquivo Secom)

    Para o secretário da Sedam, Elias Resende, o evento mostra a preocupação do governo Marcos Rocha com o manejo dos resíduos sólidos, além do compromisso com a fiscalização e a preservação do meio ambiente.

    Representando o governador Marcos Rocha no Cone Sul, o secretário executivo regional de Vilhena, Nilton Gomes, ressaltou a importância do evento, lembrando que, entre outras coisas, a elaboração do Plano Estadual é uma, entre tantas outras ações, que o Estado vem desenvolvendo para garantir melhorias para a população rondoniense

    Com um bom público, formado por estudantes, associações de catadores da região do Cone Sul, profissionais liberais e gestores públicos, o evento foi considerado, pelos organizadores, um grande passo rumo à elaboração do PERS.

    Próximas oficinas

    Em Ji-Paraná, no dia 14, na Câmara Municipal.

    Porto Velho, no dia 17, no Hotel Rondon Palace.



    Escreva um comentário