Porto Velho/RO, 27 Março 2024 00:00:54
Diário da Amazônia

Governo de RO lança painel em observatório para acompanhar dados da covid-19

Base de informações é da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), diz ODR. Lançamento ocorreu nesta semana.

A- A+

Publicado: 04/04/2020 às 10h36min | Atualizado 04/04/2020 às 10h41min

Painel para acompanhamento de dados de Covid-19 do portal do ODR. — Foto: Divulgação/Sepog

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) de Rondônia instalou um novo painel nesta semana para que a população acompanhe diariamente as estatísticas dos casos confirmados e óbitos do novo coronavírus. Até quinta-feira (2), o estado tem 10 casos confirmados de Covid-19 e, entre eles, há uma morte.

Conforme a Sepog, assim que acessar o painel, a população poderá ter acesso a informações dos casos confirmados e de óbitos por coronavírus Sars-Cov-2 que envolvem os âmbitos federal, estadual e municipal.

Segundo o gerente do Observatório Estadual de Desenvolvimento Regional (ODR), Jorge Ugalde, a base de informações em Rondônia é da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). O painel deve ser atualizado pelo menos três vezes ao dia. Caso não haja alteração nos dados, os números continuam com as informações mais recentes.

“As informações são disponibilizadas de manhã, de tarde e de noite. Se não houver novas informações, ele [painel] permanece com os dados do dia anterior”, disse Ugalde.

Boletim

A Sesau confirmou mais um caso do novo coronavírus, elevando o total para 10 no estado. A informação consta no boletim divulgado pela pasta na tarde de quinta-feira. O estado continua com uma morte registrada por Covid-19.

Segundo a Sesau, a paciente é uma idosa de 70 anos, moradora de Porto Velho, e está internada em um hospital particular. O estado clínico é estável. Esse é o primeiro caso de paciente diagnosticado com Covid-19 que está internado em Rondônia.

O exame da senhora foi feito em um dos laboratórios particulares autorizados pelo Ministério da Saúde, o Hermes Pardini. Com isso, não há necessidade de contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen). A Sesau informou ainda que os familiares da idosa estão sob monitoramento pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Porto Velho (CIEVS).

O mais recente boletim ainda cita que há 162 casos aguardando resultado e 493 casos descartados.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sesau_RO (@sesau_ro) em

A Sesau informou que, dos casos confirmados, há dois já curados. Ao G1, disse apenas que ambos pacientes seguiram a orientação médica e que seguiam em monitoramento desde a época em que eram considerados suspeitos.

O governo não disse quem são esses pacientes e como a cura da doença foi detectada até a última atualização desta reportagem. Não informou também se ambos passaram por exames. A doença ainda não tem vacina, nem tratamento específico.

‘Disque Corona’

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) divulgou nesta semana o “Disque Corona” com o objetivo de tirar dúvidas de moradores sobre a Covid-19 antes de procurarem as unidades de saúde de Rondônia.

Segundo a Sesau, profissionais de saúde são as pessoas que atendem a população do outro lado da linha e orientam o que é recomendado para cada caso.

Disque Corona dos municípios de Rondônia — Foto: Governo de RO/Divulgação

Quem são os infectados?

  • Ji-Paraná: Paciente de 29 anos, que mora em São Paulo, e que esteve na cidade a trabalho;
  • Porto Velho: Pacientes de 35 anos e 45 anos. Ambos apresentaram sintomas depois de retornarem de viagens;
  • Porto Velho: Pacientes de 39 anos e 36 anos. Os dois são um casal de Porto Velho. O homem foi diagnosticado com a doença após voltar de São Paulo e a mulher apresentou sintomas depois que o marido retornou de viagem;
  • Porto Velho: Paciente de 31 anos. Ela não tem histórico de viagem para outro país com transmissão de Covid-19 nos últimos 15 dias.
  • Porto Velho: Paciente de 66 anos. Ela não tinha histórico de viagens e deu entrada no hospital com sintomas como tosse e febre. A senhora morreu no dia seguinte a internação.
  • Jaru: Paciente de 35 anos. A mulher veio de viagem, então pegou o vírus fora do município. Estava em quarentena, foi monitorada e passa bem.
  • Porto Velho: Paciente de 45 anos. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 18 de março e, com isso, coletou amostra no Pronto Atendimento Municipal Ana Adelaide. Está em isolamento social e é monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
  • Porto Velho: Paciente de 70 anos. Ela é o primeiro caso de paciente diagnosticado com Covid-19 que está internado em Rondônia.

Fonte: G1



Deixe o seu comentário