Porto Velho/RO, 24 Março 2024 02:57:29
ESPORTE

Governo do Amazonas isenta aluguéis de estádios

Federação do Estado acredita que edição de 2020 do Campeonato Amazonense será a “melhor da história”

A- A+

Publicado: 22/01/2020 às 11h09min

Manaus e São Raimundo abriram a edição de 2020 do Campeonato Amazonense, nesta terça-feira (21), para pouco mais de 3 mil pessoas na Arena Amazônia – um “público de final”, segundo o jornal A Crítica. A vitória por 3 a 0 coloca o Manaus como líder da competição entre os oito clubes participantes.

O número de torcedores que costumam ver jogos ao vivo do Amazonense está aumentando nos últimos anos graças a medidas das entidades responsáveis pelo futebol no estado, assim como do governo, que desde o ano passado isenta os clubes de pagarem o aluguel dos estádios que possui – como a Arena Amazônia – e o aparato técnico.

“Tenho grande esperança que nós vamos ter o melhor campeonato amazonense dos últimos anos”, disse o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério, na festa de abertura da competição. “Este é um momento muito importante para o futebol do Amazonas”, completou.

Uma das expectativas da FAF é que o torneio produza grandes jogos e que, assim, chame atenção dos meios de imprensa de outras regiões.

“As equipes todas fizeram investimento. Ver futebol ao vivo aqui vai ser diferente: não vejo como a gente não ter grandes jogos. São vários jogadores de fora, não tem tantas figurinhas repetidas”, disse Ivan Guimarães, diretor de competições da federação antes do clássico.

No ano passado, 200 jogos organizados pela FAF receberam a isenção nos pagamentos, o que representou uma economia de cerca de R$ 1,2 milhão aos clubes – incluindo campeonatos de categorias principais e de base.

Neste ano, os clubes precisarão solicitar a concessão dos estádios à FAF se comprometendo com a manutenção das arenas nos dias dos jogos.

“Às vezes as pessoas não mensuram o quanto o Estado investe ao desonerar dos clubes. Não aplicamos dinheiro propriamente dito, mas desoneramos os clubes dos aluguéis, o que faz com que esses valores possam ser investidos no próprio clube”, explicou Guimarães.

O Campeonato Amazonense terá dois turnos de sete rodadas cada. Os campeões de cada etapa serão definidos e semifinais e finais até que, na última fase, os dois vencedores decidem o título estadual. Tanto o campeão quanto o vice se classificam automaticamente para competições nacionais em 2021, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D.

 



Deixe o seu comentário