Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:13:11
Diário da Amazônia

Governo estuda alterar texto da reforma da Previdência

A discussão da proposta no colegiado começou terça-feira (16) e deverá ser retomada na próxima semana.

Por G1
A- A+

Publicado: 19/04/2019 às 09h07min

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, afirmou que o governo analisa as demandas feitas pelos partidos para alterar o texto da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A discussão da proposta no colegiado começou terça-feira (16) e deverá ser retomada na próxima semana.

De acordo com Rogério Marinho, ainda não há acordo sobre as alterações na Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O secretário especial disse ao blog que não devem ser feitas mudanças que alterem o impacto fiscal do texto, previsto em mais de R$ 1 trilhão. (mais…)

“Agora temos que fazer um xadrez”, afirmou sobre as demandas por alterações e a convicção do governo de que não se pode perder impacto fiscal nesta fase de tramitação. A ideia é não ceder em pontos como o abono salarial, responsável por uma economia de cerca de R$ 150 bilhões do total previsto.

A dificuldade do governo na comissão se dá pelo fato de o Planalto ainda não ter uma base aliada para fazer valer seus interesses na Câmara dos Deputados. Os líderes que representam o governo estão em primeiro mandato e ainda patinam nas estratégias que demandam interpretação do regimento.

Técnicos do Ministério da Economia avaliam o que pode ser alterado para constar de um novo texto do relator Marcelo Freitas (PSL-MG). Na quarta-feira (17), integrantes do centrão, mais especificamente do PP e do PR, pressionaram para mudanças na proposta. Além disso, com a obstrução da oposição e a desarticulação política do governo na comissão, a votação do texto foi adiada para a semana que vem.



Deixe o seu comentário