Porto Velho/RO, 28 Março 2024 12:42:40
Diário da Amazônia

Governo federal anuncia criação da Secretaria da Amazônia

Ministro Ricardo Salles destaca a Secretaria como fundamental para viabilizar ações para o desenvolvimento sustentável para toda a região.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 10/01/2020 às 09h13min

Foto: Valter Campanato/ABr

A Amazônia, enfim, terá uma Autarquia vinculada ao governo federal com propostas de tratar sobre questões específicas desta região do país. A Secretaria da Amazônia será vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e terá sede em Manaus, com atribuições em áreas como bioeconomia, combate ao desmatamento ilegal, regularização fundiária, pagamento por serviços ambientais, dentre outros. O ministro Ricardo Salles destacou a Secretaria da Amazônia como fundamental para viabilizar ações de fiscalização e promoção do desenvolvimento sustentável para toda a região. A ideia do governo federal, segundo o ministro, é transferir parte dos funcionários do ministério para Manaus, além de contratar pessoal local. 

Apesar de informar que ainda não há um prazo para abertura dessa secretaria na capital do Amazonas, o governo destaca a nova autarquia federal como importante para materializar a presença do Ministério do Meio Ambiente na região. A ideia é implementar uma representação permanente em Manaus, no coração da Amazônia, com foco nos principais temas da pasta, como a agenda de qualidade urbana, e também o Plano Nacional de Combate ao Desmatamento Ilegal, que tem cinco eixos de atuação: regularização fundiária, zoneamento econômico-ecológico, pagamento por serviços ambientais, bioeconomia e controle e fiscalização.

A pasta também destacou a necessidade de reconhecer a floresta como uma atividade econômica, que precisa gerar desenvolvimento sustentável e inclusão. “Entendemos que, para haver preservação, é necessário que haja reconhecimento da floresta como uma atividade econômica que gere desenvolvimento sustentável e inclusão da população. Afinal, estamos falando de 20 milhões de habitantes que vivem na região mais rica em biodiversidade, mas com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país”, acrescentou o ministro Ricardo Salles.

 

Com informações da Agência Brasil



Deixe o seu comentário