Porto Velho/RO, 18 Março 2024 22:45:06
Cidades

Governo libera pesca do pirarucu em RO, porem sobre regras

Governo libera pesca do pirarucu em Rondônia, mas pescadores precisam seguir regras.

A- A+

Publicado: 30/05/2019 às 15h47min | Atualizado 31/05/2019 às 10h10min

O Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do Brasil, pode atingir 3 m e seu peso pode ir até 200 kg é um peixe que encontrados geralmente na bacia Amazônica, costuma viver em temperaturas que variam de 24 a 37 graus Celsius é conhecido como o bacalhau da Amazônia.

Porem o Pirarucu vem causado certo problema na região devorando peixes nativos é o que aponta um estudo realizado pela Universidade Federal e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

A melhor forma de controlar foi autorizar a pesca seguindo padrões legais e devidamente monitorados, a instrução normativa emitida pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental regulamento e libera a pesca do Pirarucu em todo o estado de Rondônia, o motivo é porque o Pirarucu está no topo da cadeia e tem se tornado um problema para as demais espécies nativas da região de vida grande quantidade e também por ser uma espécie invasora nos rios.

Para pescar o Pirarucu é preciso seguir alguns requisitos legais e caso não tenha uma diminuição da espécie, a cota de captura pode ser aumentada.

Confira a reportagem na integra:



Deixe o seu comentário