Porto Velho/RO, 25 Abril 2024 01:25:09

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 02/07/2019 às 11h51min

A- A+

Governo Marcos Rocha completa seis meses em elevação

A futurologia em xeque Não é porque algum produto, ou ideia tenha boa intenção e a chancela de alguma autoridade que será verdadeiro,..

A futurologia em xeque
Não é porque algum produto, ou ideia tenha boa intenção e a chancela de alguma autoridade que será verdadeiro, útil ou confiável. Prever o futuro em bolas de cristal, mãos e cartas ou supostamente de forma científica (futurologia) tem-se mostrado mais ridículo que conclusivo.
Grandes sábios, o físico Rutherford disse que seria impossível explorar a força do átomo e o astrônomo Moulton declarou inviável pousar na lua. O padre João Manoel, em 1889, estimou que a República seria “o alvorecer da aurora brilhante da regeneração política e social”. Também já foi dito que plantar soja na Amazônia seria um fracasso.
Mais que duvidar, o importante é investigar se o produto ou ideia tem bases reais. Acaba de ser revelado estudo de pesquisadores do Brasil e da Holanda projetando que a combinação entre desmatamento e mudança climática pode cortar a Amazônia ao meio até 2050 com resultados catastróficos, considerando o período antes da data e o depois.
O grande problema de previsões para vinte ou trinta anos no futuro é que só poderão ser comprovadas na prática no ano marcado. O mundo iria acabar até o ano 2000 e não acabou. Conhecer o estudo, debatê-lo e checar suas bases é o melhor a fazer antes de apenas acreditar nele ou esperar para ver.
……………………………………………………….

Avaliando o quadro
As deputadas federais de Rondônia – Silvia Cristina (PDT-Ji-Paraná), Jaqueline Cassol (PP-Cacoal) e Mariana Carvalho (PSDB-Porto Velho – estão avaliando o quadro político antes de decidir se disputam ou não as eleições municipais do ano que vem. A principio, nenhuma delas admite a intenção, principalmente Jaqueline, que pode lançar o marido na peleja em Cacoal.

As paliçadas
Com explosão demográfica, o Distrito de União Bandeirantes, mais populoso do que pelo menos 10 municípios rondonienses já é alvo da cobiça dos políticos. Os vereadores que pleiteiam a reeleição e possíveis candidatos a prefeito e à vereança começam a visitar a localidade com mais frequência tendo em vista as próximas eleições. O próprio prefeito Hildon Chaves esta reforçando suas paliçadas na região.

Até nos arraiais
O desempenho de vendas no mês de junho foi péssimo para os comerciantes, camelôs e lojistas em Porto Velho. As reclamações foram generalizadas a respeito. Até a frequência dos brincantes nos arraiais foi prejudicada pela crise e ao contrario de anos passados, quando as festas juninas fervilhavam pelas esquinas, a coisa parou. Espera-se que em julho haja alguma reação em nossa economia.

A devolução
No vizinho estado do Acre, a justiça suspendeu o reajuste de 20 por cento no preço da energia elétrica e determinou a Energisa a devolver o que foi cobrado a mais para os usuários acrianos. Como se trata da mesma empresa que reajustou a tarifa em Rondônia, acredita-se que a medida judicial poderá ser estendida aos consumidores rondonienses também afetados pelo aumento. Será?

Os seis meses
Depois de um início com altos e baixos, o governador Marcos Rocha (PSL) completa os primeiros seis meses de administração já em ascensão e em melhores condições do que o primeiro mandato do então governador Confucio Moura cujo secretariado se pegava em conflitos através de fogueira de vaidades. Rocha melhorou sua relação com a imprensa, paga os servidores em dia e acertou a interlocução com o Legislativo.

Via Direta
*** Vem aí à apresentação da revisão final do Plano Diretor do Município de Porto Velho *** Vamos conferir as inovações para a dramática mobilidade urbana na capital *** Marcos Rocha de governador que seria cassado, com processo de impeachment, agora tem maioria folgada na Assembléia Legislativa *** Já diziam os políticos antigos, na politica as coisas mudam de forma e tamanho, como as nuvens *** Na esfera municipal, o prefeito Hildon Chaves também vê seus inquisidores com os rabos entre as pernas.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas