Porto Velho/RO, 22 Março 2024 03:49:51
Diário da Amazônia

Governo recomenda rigor da vigilância

O Ministério da Saúde recomendou maior rigor em portos e aeroportos na identificação de passageiros com eventuais sintomas suspeitos. A..

A- A+

Publicado: 02/08/2014 às 12h37min | Atualizado 27/04/2015 às 11h08min

O Ministério da Saúde recomendou maior rigor em portos e aeroportos na identificação de passageiros com eventuais sintomas suspeitos. A iniciativa decorre do surto de ebola na África Ocidental.

O ministro Arthur Chioro (Saúde), no entanto, destacou que não há “nenhuma expectativa” de a doença ganhar dimensões globais.
“A nossa Secretaria de vigilância de saúde, em comum acordo com a Anvisa, que é responsável pela fiscalização dos portos e aeroportos e fronteiras, fez uma recomendação de que os nossos fiscais sanitários sejam ainda mais rigorosos, fiquem mais atentos”, disse Chioro ontem (1).
“O governo brasileiro tem reforçado as ações que nós já fazemos rotineiramente de controle nos nossos aeroportos, portos. Que é a identificação de pessoas sintomáticas”, completou. O ministro ponderou que essas são “recomendações de rotina” diante de situações como essa e que não há motivo para “nenhum tipo de pânico” no Brasil.

O governo já enviou três kits com medicamentos para a África -cada um deles tem capacidade para atender 500 pessoas. “Ao invés de mandar dinheiro, estamos fazendo com que chegue medicamentos, agulhas, seringas, luvas, enfim, material que possa ser utilizado no atendimento”, afirmou.

SELEÇÃO FICOU FORA

A seleção de futebol de Seychelles não tentará mais se classificar para a Copa Africana de Nações de 2015 porque cancelou um jogo das eliminatórias marcado para o próximo sábado, em casa, contra o time Serra Leoa, cuja população sofre com um surto do vírus ebola.
As autoridades de migração da ilha proibiram a delegação leonesa de viajar ao país para o duelo por causa da situação de emergencial que os seichelenses enfrentam.



Deixe o seu comentário