Porto Velho/RO, 22 Março 2024 06:15:44
SAÚDE

Governo reforça a necessidade da população ficar em casa

Estar em casa e evitar aglomerações é a principal medida para evitar a propagação do coronavírus (COVID-19), com este intuito é que..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 21/03/2020 às 12h10min

Divulgação

Estar em casa e evitar aglomerações é a principal medida para evitar a propagação do coronavírus (COVID-19), com este intuito é que o Governo de Rondônia, através da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) reforça a necessidade dos moradores de Rondônia permanecerem em seus lares.

Segundo a diretora geral da Agevisa, Ana Flora Gerhdat, não se trata de causar temor à população, mas contribuir com medidas de saúde neste momento de fragilidade em que toda a população enfrenta.

 Permanecer em suas residências é também conhecido entre os profissionais de saúde, como isolamento social, medida preventiva, conforme o Ministério da Saúde (MS), para colaborar com que as pessoas se mantenham saudáveis e reduzir o risco de contato com o vírus. Por isso, a orientação também serve para as pessoas que decidem viajar, até mesmo para sítios ou pequenas comunidades. “O ideal é evitar qualquer tipo de exposição e aglomerados”, reforça a diretora. 

SINTOMAS

Sintomas leves: coriza, tosse, espirro, dor no corpo, sem febre.
Sintomas moderados: coriza, tosse, espirro, dor no corpo e febre.
Sintoma Grave: sintomas respiratórios mais acentuados (falta de ar), febre (= ou > 37,5 graus) e prostração.

Sintomas leves e moderados deverão ficar em casa e acionar o disque coronavírus de seu município. Somente pessoas que apresentarem sintomas graves devem procurar Unidades Básicas de Saúde, as equipes de saúde realizarão triagem adequada e encaminhamento ao hospital.

Com informações da Secom

 



Deixe o seu comentário