Porto Velho/RO, 19 Março 2024 02:50:04
Diário da Amazônia

Governo socorre setor elétrico e conta de luz pode aumentar em 2021

Governo federal vai ajudar distribuidoras de energia elétrica por causa da crise da Covid

A- A+

Publicado: 19/05/2020 às 17h26min

Foto: Ilustrativa

O governo federal publicou um decreto para estabelecer as regras de empréstimo para distribuidoras de energia elétrica. A medida passa para o consumidor o aumento da cobrança da conta de luz a partir de 2021. Iniciativa semelhante já havia sido adotada no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O decreto não estipula o valor do empréstimo, que será fixado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mas não deverá ultrapassar o total de R$ 14 bilhões.

A medida visa cobrir o rombo financeiro no setor elétrico, gerado pela queda no consumo de energia e pelo aumento da inadimplência, reflexos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O empréstimo também cobrirá o adiamento até 30 de junho do aumento de tarifas de algumas distribuidoras. A partir de 2021, os consumidores vão passar a pagar o empréstimo por meio da cobrança de uma tarifa adicional nas contas de luz. O valor será parcelado em 60 meses, ou seja, a quitação deve ocorrer apenas em 2025.

Como cada distribuidora receberá uma parcela diferente do empréstimo, o valor a ser pago por consumidores atendidos por uma distribuidora será diferente do que vai ser pago pelos clientes de outra. Com o empréstimo, o governo vai permitir a antecipação de recursos que já seriam pagos pelos consumidores nas contas de luz. Os recursos vão servir para cobrir diversos custos do setor elétrico. (G1)



Deixe o seu comentário