Porto Velho/RO, 28 Março 2024 07:28:28

Editorial

coluna

Publicado: 10/04/2019 às 05h00min

A- A+

Guajará: a Pérola chega aos 90

Nesse dia em que Guajará-Mirim comemora seus 90 anos de fundação, vale mencionar a importância desse município para o estado de..

Nesse dia em que Guajará-Mirim comemora seus 90 anos de fundação, vale mencionar a importância desse município para o estado de Rondônia e colocar em debate o futuro do lugar. Com o passar do tempo, a Pérola do Mamoré perdeu valor, mas não é o fim. Importante para a história e geografia rondoniense, o município necessita de olhar diferenciado e nova projeção de desenvolvimento aproveitando o que tem de melhor.

Guajará foi atropelado pela inoperância e falta de visão de futuro. Não houve um planejamento que pudesse redesenhar a economia e o crescimento. Ficou sufocado entre reservas ambientais, poucas áreas agricultáveis, e um pólo empresarial que estagnou. Com vasto potencial turístico, o município poderia se tornar numa estância e gerar renda com o potencial natural disponível. Até o clima é favorável para os negócios de ecoturismo.

Houve uma época em que se falou em industrializar a cidade. Seria ótima decisão caso tivesse se concretizada. Aproveitaria a mão de obra não empregada e geraria receita com impostos da exportação industrial. Como Área de Livre Comércio poderia ter evoluído mais, com a instalação (de fato) de um pólo comercial que pudesse atrair compradores de todo o estado. No entanto, muito se falou e pouco se fez.

Apesar do momento não favorável para economia local, o município é hoje um senhor maduro de 90 anos, que muito pode contribuir com sua maturidade e experiência de vida. Seria um momento de rediscutir Guajará-Mirim, resgatar projetos e traçar um planejamento interessante para o futuro. A cidade é aconchegante, o povo é receptivo, tem potencial geográfico e físico, e uma história brilhante sem máculas.

Constituir um projeto de desenvolvimento é dever da gestão municipal e de todos os órgãos de Estado, em favor de uma Pérola que voltou para a ostra, mas que pode voltar a brilhar como um colar de riqueza, num pescoço nobre, numa noite de gala. Guajará tem valores e potenciais, mas precisa de cabeças pensantes que amem o lugar e possam redesenhar o futuro e voltar a ser a Pérola do amoré.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas