Porto Velho/RO, 22 Março 2024 22:11:20

Política &

coluna

Publicado: 23/09/2019 às 17h59min

A- A+

Há algo de novo, escondido e volátil no Brasil

Frase do dia “A política, fora de controle, favorece a corrupção. A imprensa se fixa apenas no que vai mal. Se o líder não controlar..

Frase do dia

“A política, fora de controle, favorece a corrupção. A imprensa se fixa apenas no que vai mal. Se o líder não controlar a política, a gestão morre na praia e a esquerda volta ao poder” – General Paulo Chagas

1-Como domar seu dragão 

Não sei se é legal, mas o projeto do deputado Fábio Faria quer alterar o Marco Civil da internet exigindo o CPF ou CNPJ dos usuários nas redes sociais para identificar autores e punir as “fake news”. Como justificativa ele diz: “A iniciativa não elimina todos os problemas, mas facilita a responsabilização. Identificar esses usuários indesejados na rede é o primeiro passo para que a suposta liberdade da rede respeite direitos fundamentais individuais”. Mas algumas questões estão abertas: a norma legal sobre a liberdade de expressão, o caráter caótico da internet além do nosso gosto pela mentira, a deseducação e o descompromisso na apuração do post.

2-Cabral: 520 anos de corrupção

   

Com todo o cuidado das autoridades envolvidas em contatos, principalmente por esse clima de vazamentos de informações, tratativas entre presidiário Sérgio Cabral e PF seguem firmes para a possível delação premiada. Considerando as penas que Cabral acumula e em face dos casos de corrupção em que se envolveu e da teia que envolve todos os níveis de governo além de empresas privadas e estatais, sua delação é um torpedo para afundar encouraçados, até os que ainda não foram atingidos, se é que me fiz entender. Da minha parte eu quero é mais!

3-O naufrágio da Lava Toga

Por falar em encouraçados, o senador Alessandro Vieira tenta emplacar sem sucesso a CPI da Lava Toga. Apesar de contar, em vários momentos, com o número mínimo de 27 assinaturas de senadores para a abertura do inquérito, a Lava Toga não prospera. Sobretudo por causa da pressão dos ministros do STF e, especialmente, de manobras com as bênçãos do governo sobre os senadores, no sentido de pressioná-los a retirarem as assinaturas que garantiriam a instalação da Comissão de Investigação. O condutor dessas coações tem nome e sobrenome: o senador Flávio Bolsonaro. A capa da revista anuncia a matéria de Germano Oliveira. É só clicar

4-Ética para inglês ver

Depois de nove meses – convenhamos sem fazer qualquer falta aos senadores, seus desafetos e o respeitável público, será instalada amanhã a Comissão de Ética do Senado. Não fez nem faz falta, mas surge com uma mácula. A votação que escolheu Davi Alcolumbre foi viciada e depois de algumas luas, algum nome ético quem sabe o próprio Renan Alcolumbre ou Davi Calheiros que suspeito sejam a mesma pessoa, dizsse que não houve nada além de um lamentável e insuspeito erro. Ética preservada, tempo para olvidarmos o fato e eis aí o Conselho de Ética.   

5-Oxigênio para o gás

Há algo de novo, escondido e volátil no Brasil. Lembram-se de Urucu, a tal província petrolífera que mandaria o gás para a Termonorte por em funcionamento a sua térmica? Lembram-se da criação da Rongás – ainda existe – e de tudo que foi falado? Pois, já disse que não há gás, que um índio onanista está no meio do caminho e até de que não vale a pena trazer o gás para PVH pois já temos as hidrelétricas. Para não encher linguiça e entupir o gasoduto, clique neste link e divirta-se. Prometo trazer mais sobre o tema. Daqui de Rondônia como do resto do país. 

 [email protected]

 


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.