Porto Velho/RO, 20 Março 2024 16:53:50

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 20/03/2019 às 08h54min

A- A+

Há um mar de fake news neste momento grassando nas redes sociais

A pirataria na Amazônia Errar é humano e no mais das vezes, sem compartilhamento inadvertido em rede social, fica no sigilo particular...

A pirataria na Amazônia

Errar é humano e no mais das vezes, sem compartilhamento inadvertido em rede social, fica no sigilo particular. Errar no exercício de funções elevadas, porém, vai além do vexame pessoal, prejudicando ou pondo sob risco pessoas e instituições.

O secretário amazonense da Segurança, Louismar Bonates, estava na sede da Marinha, em Manaus, quinta-feira (14/3), quando recebeu um alerta de pirataria no navio Mercosul Line, no Rio Amazonas, em Itacoatiara. De imediato mobilizou a tropa de elite da PM, avião e lanchas até saber que era só um treinamento. Se a polícia chegasse matando, como alguns gostariam, inocentes seriam abatidos e a repercussão mundial tão vasta quanto o assassinato de Marielle e o massacre de Suzano.

Esse lamentável episódio felizmente não chegou a ser mais uma tragédia brasileira a se somar a tantas que ocorrem no dia a dia, em meio a uma polarização que afronta a democracia e semeia o rancor entre irmãos. Há um mar de fake news neste momento grassando nas redes sociais, atacando autoridades e instituições. Em paralelo, há uma campanha nitidamente antidemocrática, de corte fascista, contra a imprensa livre.

É uma aposta no pior, que seria o fracasso das reformas e uma ditadura paranoica. É hora de fortalecer a imprensa livre e profissional, para que as falsas comunicações não prevaleçam, criando tragédias como ocorreu com o WhatsApp na Índia.

……………………………………………

Clima de desconfiança

Esta mais do que constatado o clima de animosidade entre o governador Marcos Rocha (PSL) com a Assembléia Legislativa. De um lado o governador, ainda se adaptando ao cargo, não consegue se articular com o parlamento estadual. De outro, os deputados querendo impor nomeações de secretários e já preocupados com gravações comprometedoras. O bicho esta pegando.

Estrada Parque

Ao se reportar sobre seu plano de metas para o setor de estradas em Rondônia, o governador Marcos Rocha (PSL) enfatizou que seu projeto é o alteamento das estradas que ficaram alagadas neste inverno amazônico e que causaram grandes prejuizos para o escoamento do leite e da produção agrícola. Destacou ainda a pavimentação da estrada-parque na região de Nova Mamoré beneficiando milhares de moradores.

Voltando ao rádio

Depois de um ano fora das lides radiofonicas, o apresentador Arimar Sá esta de volta a popular “latinha” com progama ao meio dia na Rádio Caiari FM. Com trajetória em rádio e televisão, Arimar também é dono do site Rondonoticias onde mantém coluna semanal a respeito de assuntos do cotidiano rondoniense. O popular radialista também planeja voltar à televisão.

Nos bastidores

Os bastidores políticos ferveram ontem com especulações em torno da prisão de um deputado enrolado com a justiça. As investigações prosseguem a respeito do esquema que ele participou deixando os meios politicos sobressaltados. Considerados fake news, os boatos são mais comuns em épocas de disputas eleitorais, o que não é o caso agora, e por isto tudo mundo já esta esperando um novo escandalo.

Contra a corrupção

Numa ação suprapartidária, foi lançada no Congresso Nacional a Frente Parlamentar Mista Ética contra a corrupção. A coordenadora do grupo é a deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP) que defende a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que restringe o foro privilegiado para algumas autoridades. O projeto já foi aprovado em comissão especial da Câmara e aguarda votação em plenário.

Via Direta

*** O Senador Cajuru (GO) resolveu abrir o bico sobre as regalias do Judiciário*** A briga é boa e vai render bons dividendos políticos para o parlamentar goiano *** Na verdade os escandalos se espalharam pelo Brasil inteiro pelos tribunais de justiça e seus prédios suntuosos em negociatas com políticos e empreiteiras *** Trocando de saco para mala: o novo governo de Rondônia decidiu apoiar e explorar o turismo *** Mas que seja de rocha, não fique só na promessa, como nas gestões anteriores.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas